Questão 29045

(Esc. Naval 2014)

Leia o texto abaixo e responda à(s) questão(ões).

 

O Português é, sem sombra de dúvida, uma das quatro grandes línguas de cultura do mundo, não obstante outras poderem ter mais falantes. Nessa língua se exprimem civilizações muito diferentes, da África a Timor, da América à Europa — sem contar com milhões de pessoas em diversas comunidades espalhadas pelo mundo.

Essa riqueza que nos é comum, que nos traz uma literatura com matizes derivados de influências culturais muito diversas, bem como sonoridades e musicalidades bem distintas, traz-nos também a responsabilidade de termos de cuidar da sua preservação e da sua promoção.

A Língua Portuguesa não é propriedade de nenhum país, é de quem nela se exprime. Não assenta hoje – nem assentará nunca – em normas fonéticas ou sintáticas únicas, da mesma maneira que as palavras usadas pelos falantes em cada país constituem um imenso e inesgotável manancial de termos, com origens muito diversas, que só o tempo e as trocas culturais podem ajudar a serem conhecidos melhor por todos.

Mas porque é importante que, no plano externo, a forma escrita do Português se possa mostrar, tanto quanto possível, uniforme, de modo a poder prestigiar-se como uma língua internacional de referência, têm vindo a ser feitas tentativas para que caminhemos na direção de uma ortografia comum.

Será isso possível? Provavelmente nunca chegaremos a urna Língua Portuguesa que seja escrita de um modo exatamente igual por todos quantos a falam de formas bem diferentes. Mas o Acordo Ortográfico que está em curso de aplicação pode ajudar muito a evitar que a grafia da Língua Portuguesa se vá afastando cada vez mais.

O Acordo Ortográfico entre os então “sete” países membros da CPLP (Timor-Leste não era ainda independente, à época) foi assinado em 1990 e o próprio texto previa a sua entrada em vigor em 1 de janeiro de 1994, desde que todos esses “sete” o tivessem ratificado até então.

Quero aproveitar para sublinhar uma realidade muitas vezes escamoteada: Portugal foi o primeiro país a ratificar o Acordo Ortográfico, logo em 1991. Se todos os restantes Estados da CPLP tivessem procedido de forma idêntica, desde 1994 que a nossa escrita seria já bastante mais próxima.

Porque assim não aconteceu, foi necessário criar Protocolos Adicionais, o primeiro para eliminar a data de 1994, que a realidade ultrapassara, e o segundo para incluir Timor-Leste e para criar a possibilidade de implementar o Acordo apenas com três ratificações.

Na votação que o parlamento português fez, há escassos meses, desse segundo Protocolo, apenas três votos se expressaram contra. Isto prova bem que, no plano oficial, há em Portugal uma firme determinação de colocar o Acordo em vigor, não obstante existirem, na sociedade civil portuguesa – como, aliás, acontece em outros países, mesmo no Brasil -, vozes que o acham inadequado ou irrelevante.

O Governo português aprovou, recentemente, a criação de um fundo para a promoção da Língua Portuguesa, dotado com uma verba inicial de 30 milhões de euros e aberto à contribuição de outros países. Esperamos que esta medida, ligada às decisões comuns que agora saíram da Cúpula de Lisboa da CPLP, possa ajudar a dar início a um tempo novo para que o Português se firme cada vez mais no mundo, como instrumento de poder e de influência de quantos o utilizam.

A Língua Portuguesa é um bem precioso que une povos que o mar separa mas que a afetividade aproxima. Como escrevia o escritor lusitano Vergílio Ferreira:

            Da minha língua vê-se o mar.
            Da minha língua ouve-se o seu rumor,
            como da de outros se ouvirá o da floresta
            ou o silêncio do deserto.
            Por isso a voz do mar
            foi a da nossa inquietação.

(COSTA, Francisco Seixas da. A língua do mar. Jornal O Globo, 28 jul. 2008. Texto adaptado.)

GLOSSÁRIO

CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

 

Que opção destaca o argumento do autor que corrobora o título texto?

A

"O Português é, sem sombra de dúvida, uma das quatro grandes línguas de cultura do mundo, não obstante outras poderem ter mais falantes." (1º parágrafo)

B

"Nessa língua se exprimem civilizações muito diferentes, da África a Timor, da América à Europa - [...]." (1º parágrafo)

C

"A Língua Portuguesa não é propriedade de nenhum país, é de quem nela se exprime." (3º parágrafo)

D

"[...] é importante que, no plano externo, a forma escrita do Português se possa mostrar, [...], uniforme, de modo a poder prestigiar-se como uma língua internacional de referência, [...]." (4º parágrafo)

E

"Esperamos que esta medida, [...], possa ajudar a dar início a um tempo novo para que o Português se firme cada vez mais no mundo [...]." (10º parágrafo)

Gabarito:

"Nessa língua se exprimem civilizações muito diferentes, da África a Timor, da América à Europa - [...]." (1º parágrafo)



Resolução:

 [B]

Considerando que o título é “A língua do mar”, o argumento contido em [B], que retrata justamente das diferentes partes do mundo em que se fala o português, é aquele que destaca o argumento do autor que corrobora esse título.  



Questão 3185

ESCOLA NAVAL

(Esc. Naval - 2015)


When a major international software developer needed __________ a new product quickly, the project manager assembled a team of employees from India and the United States. From the start the team members could __________ on a delivery date for the product. The Americans thought the work could be done in two weeks the Indians predicted two to three months. As time went on, the Indian team members proved reluctant __________ setbacks in the production process, which the American team members would find out about only when work was due to be passed to them.


(Adapted from https://hbr.org/2OO6/11/managing-multicultural-teams)

 

Which is the correct option to complete this paragraph from an article on Managing Multicultural Teams?

Ver questão

Questão 3229

ESCOLA NAVAL

(Esc. Naval 2015) 

Which is the correct way to complete the text below?

Many wounder as Moroccan police beat protestor

(Reuters) – Moroccan police beat protesters who defied a ban on demonstrations across the country on Sunday, leading to arrests and dozens of injuries, some of them life threatening, witnesses said.

Much of the anger __________ at the Makhzen, Morocco’s royal court. “Protest is a legal right, why is the Makhzen afraid?”, crowds in Casablanca chanted. “Makhzen get out. Down with despotism.”

A Reuters correspondent __________ seven riot police attacking one bearded man in his 30s, repeatedy hitting his head and body, causing severe bleeding.
“We __________ here to preserve order because of this unauthorized protest”, said a senior police officer on the scene who __________ to give his name.

No one was available at the Interior Ministry to comment on the protesters’ reports.

(Adapted from http://www.linkedin.com)

Ver questão

Questão 3505

ESCOLA NAVAL

(Esc. Naval - 2016) Mark the correct option.

Ver questão

Questão 3506

ESCOLA NAVAL

(Esc. Naval - 2016) Choose the correct option to complete the text below.

International Congress Join us _____ our 2016 International Education Conference _____ Orlando, at the Disney’s BoardWalk Inn! The BoardWalk is located within the Walt Disney World Resort and 10 minutes away _____ the Epcot Theme Park. In addition to the Education Conference, we are also hosting a Business Conference that will be held on the same days, at the same venue.

(Abridged from http://www.cluteinstitute.com/education-conferences/)

Ver questão