Questão 29209

(ENEM LIBRAS - 2017)

Constituição Política do Império do Brasil (de 25 de março de 1824)

Art. 98. O Poder Moderador é a chave de toda a organização política, e é delegado privativamente ao Imperador, como Chefe Supremo da Nação, e seu Primeiro Representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da independência, equilíbrio e harmonia dos demais Poderes Políticos.

Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 18 abr. 2015 (adaptado).

A apropriação das ideias de Montesquieu no âmbito da norma constitucional citada tinha o objetivo de

A

expandir os limites das fronteiras nacionais.

B

assegurar o monopólio do comércio externo.

C

legitimar o autoritarismo do aparelho estatal.

D

evitar a reconquista pelas forças portuguesas.

E

atender os interesses das oligarquias regionais.

Gabarito:

legitimar o autoritarismo do aparelho estatal.



Resolução:

a) expandir os limites das fronteiras nacionais.

Incorreta.  Mesmo um império sendo declaradamente um território com o intuito de expansão, as ideias em questão visavam o controle absoluto da política nacional, e não formular meios para a expansão territorial.

b) assegurar o monopólio do comércio externo.

Incorreta.  Esse aspecto não é presente no ideal em questão.

c) legitimar o autoritarismo do aparelho estatal.

Correta. As ideias de Montesquieu apropriadas na Constituição de 1824 são sobre o poder e a moderação. Segundo este todos que detém o poder tendem a abusar deste. Neste contexto, apenas outro poder é capaz de controlar estes abusos, e daí surge a ideia da separação dos poderes e a vigia entre estes. No Brasil Imperial baseado nesta ideia surge o Poder Moderador com o intuito de manter “a independência, equilíbrio e harmonia dos demais Poderes Políticos.”, um poder que vigia os demais e legitima o autoritarismo

d) evitar a reconquista pelas forças portuguesas.

Incorreta.  Nesse contexto a independência já estava consolidada.

e) atender os interesses das oligarquias regionais.

Incorreta.  Tal setor visava angariar maior participação política, o que foi o contrário do introduzido pelo ideal em questão.



Questão 23157

(ENEM LIBRAS - 2017) Os guaranis encontram-se hoje distribuídos pela Bolívia, Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina. A condição de guarani remete diretamente para a ideia de pertencimento e para as relações de parentesco. Daí a importância da concepção de território como espaço de comunicação. Eles têm parentes nos diversos países e seguem se visitando regularmente. Os guaranis seguem com noções e conceitos próprios de fronteira, uma ideia mais sociológica e ideológica, que inclui, exclui e define quem pertence e quem não pertence a determinado grupo social.

 

O dilema das fronteiras na trajetória guarani. Entrevista especial com Antônio Brand. Disponível em: www.ihuonline.unisinos.br. Acesso em: 15 ago. 2013 (adaptado).


 

De acordo com o texto, o processo de demarcação das terras reivindicadas por esse povo enfrenta como dificuldade o(a)

Ver questão

Questão 24120

(ENEM LIBRAS- 2017)

Um modelo de automóvel tem seu valor depreciado em função do tempo de uso segundo a função f(t);=;b;cdot;a^tcom t em ano. Essa função está representada no gráfico.

Qual será o valor desse automóvel, em real, ao completar dois anos de uso?

Ver questão

Questão 24785

(ENEM LIBRAS - 2017)

Desde a década de 1960, os registros realizados pelo laboratório de Mauna Loa, no Havaí, no topo do vulcão do mesmo nome, revelavam impressionantes resultados: as concentrações de dióxido de carbono aumentavam a cada ano, intensificando o efeito estufa. Os cientistas passaram a acompanhar anualmente os relatórios de Mauna Loa e, de fato, o padrão não mudou, mas o aumento foi cada vez mais rápido: de 315 partes por milhão em 1958, para 370 em 2002.

VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (Org.). Reflexões sobre a geografia física do Brasil.

Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

Os resultados da pesquisa apresentada demonstram a contribuição da tecnologia para

Ver questão

Questão 25174

(ENEM LIBRAS - 2017)

Grandes quantidades de enxofre são lançadas na atmosfera diariamente, na forma de dióxido de enxofre (SO2), como decorrência de atividades industriais e de queima de combustíveis fósseis.

Em razão da alta concentração desses compostos na atmosfera, regiões com conglomerados urbanos e polos industriais apresentam ocorrência sazonal de

Ver questão