Questão 29210

(Ufmg 2003)  COMPLETE el siguiente diálogo utilizando el futuro o el futuro perfecto, según corresponda.

(El primer ejecicio está puesto como ejemplo.)

 

MARIANA: ¿Tú crees que SABRÁS (saber) todo para tu examen final?

ROBERTO: Creo que sí y, también, creo que Juana _________________ (querer) estar conmigo después de mi éxito.

MARIANA: ¡ __________________ (ser) posible que seas tan vanidoso!

ROBERTO: ¡Por qué vanidoso! En febrero cuando estés entrando a la universidad, yo ya ________________ (terminar) mi curso y __________________ (tener) mi firma... y eso les gusta a las mujeres.

MARIANA: Por favor no te equivoques, no todas las mujeres somos iguales.

ROBERTO: Esperemos, te _________________ (demostrar) lo contrario.

Gabarito:

Resolução:

 SABRÁS / querrá / será / terminaré / tendré / demostremos.  



Questão 1990

(UFMG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em:

Ver questão

Questão 2181

(UFMG)

A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:

“Minha bela Marília, tudo passa,

A sorte deste mundo é mal segura

Se vem depois dos males a ventura

Vem depois dos prazeres a desgraça”.

                                                                             Tomás Antônio Gonzaga.

Ver questão

Questão 2200

(UFMG - 2010) 

Um dos recursos utilizados pelo padre Antônio Vieira em seus sermões consiste na “agudeza” – maneira de conduzir o pensamento que aproxima objetos e/ou ideias distantes, diferentes, por meio de um discurso artificioso, que se costuma chamar de “discurso engenhoso”.

Assinale a alternativa em que, no trecho transcrito do Sermão da Sexagésima, o autor utiliza esse recurso.

Ver questão

Questão 2555

(Ufmg 2003)

Com base na leitura de "Broquéis", de Cruz e Sousa, é INCORRETO afirmar que se trata de uma poesia

Ver questão