(Ufmg 2003) COMPLETE el siguiente diálogo utilizando el futuro o el futuro perfecto, según corresponda.
(El primer ejecicio está puesto como ejemplo.)
MARIANA: ¿Tú crees que SABRÁS (saber) todo para tu examen final?
ROBERTO: Creo que sí y, también, creo que Juana _________________ (querer) estar conmigo después de mi éxito.
MARIANA: ¡ __________________ (ser) posible que seas tan vanidoso!
ROBERTO: ¡Por qué vanidoso! En febrero cuando estés entrando a la universidad, yo ya ________________ (terminar) mi curso y __________________ (tener) mi firma... y eso les gusta a las mujeres.
MARIANA: Por favor no te equivoques, no todas las mujeres somos iguales.
ROBERTO: Esperemos, te _________________ (demostrar) lo contrario.
Gabarito:
Resolução:
SABRÁS / querrá / será / terminaré / tendré / demostremos.
(UFMG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em:
Ver questão
(UFMG)
A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:
“Minha bela Marília, tudo passa,
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura
Vem depois dos prazeres a desgraça”.
Tomás Antônio Gonzaga.
Ver questão
(UFMG - 2010)
Um dos recursos utilizados pelo padre Antônio Vieira em seus sermões consiste na “agudeza” – maneira de conduzir o pensamento que aproxima objetos e/ou ideias distantes, diferentes, por meio de um discurso artificioso, que se costuma chamar de “discurso engenhoso”.
Assinale a alternativa em que, no trecho transcrito do Sermão da Sexagésima, o autor utiliza esse recurso.
(Ufmg 2003)
Com base na leitura de "Broquéis", de Cruz e Sousa, é INCORRETO afirmar que se trata de uma poesia
Ver questão