(Upe-ssa/2018)
Leia o texto a seguir:
O modelo da modernização da agricultura foi implantado a partir de receitas – os pacotes tecnológicos – que o produtor deveria adotar. Para os produtores terem acesso aos pacotes tecnológicos, nos países subdesenvolvidos, foi necessária uma ampliação do crédito por meio de convênios intergovernamentais, com o objetivo de financiar a importação de insumos e de maquinário agrícola. Tal medida teve um peso muito forte para convencer os produtores a implantarem, em suas propriedades, um manejo de produção com base nos pacotes, favorecendo o surgimento da Revolução Verde.
ROSA, Antônio Vitor. São Paulo: Atual, 1998.
Sobre a Revolução Verde, destacada no texto, analise as afirmativas a seguir:
1. Adota o uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos na agricultura.
2. Minimiza a concentração da renda e da terra e evita a migração para as cidades.
3. Pode causar contaminação dos ecossistemas e compactação do solo.
4. Aumenta a concentração fundiária e de renda.
5. Multiplica o desenvolvimento da biodiversidade e da biomassa.
Estão CORRETAS
1 e 2, apenas.
2 e 5, apenas.
3 e 4, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
1, 2, 3, 4 e 5.
Gabarito:
1, 3 e 4, apenas.
1)Correta, pois, a Revolução Verde trouxe a aplicação intensa de tecnologia nos processos de produção agrícola, como, por exemplo, no uso de agrotóxicos e de fertilizantes químicos(sintéticos), que tiveram um grande desenvolvimento e passaram a ser usados com muito mais intensidade, já que eles passaram a ser muito mais eficientes, trazendo uma maior produtividade e, consequente, lucro para a produção agrícola intensiva.
2)Incorreta, pois, a Revolução Verde aumentou, e ainda aumenta, a concentração da renda e da terra, já que os produtores que possuem capital para implementar as novas tecnologias agrícolas passam a terem uma produtividade muito maior, fazendo com que os agricultores sem esse poder econômico não consigam competir em pé de igualdade contra os agricultores ricos, assim, o rendimento desses produtores agrícolas que não possuem capital para tais investimentos passa a ser muito menor, fazendo, muitas vezes, que eles tenham que vender suas terras para efetuar outro trabalho, e tais terras são vendidas, majoritariamente, para os grandes agricultores, gerando uma concentração de renda e de terras. Além disso, esse processo gera um êxodo rural, justamente, por parte desses pequenos agricultores que não mais conseguem competir com os grandes, devido à implementação de tecnologias por parte dos agricultores portadores de grande capital para investimento na produção.
3)Correta, pois, os agrotóxicos e fertilizantes químicos, desenvolvidos e/ou aprimorados na Revolução Verde pode, sim, causar contaminação dos ecossistemas. Além disso, o uso de máquinas agrícolas, também desenvolvidas/aprimoradas na Revolução Verde, causa compactação do solo ao essas máquinas, grandes e pesadas, passarem por cima do solo.
4)Correta, pois, como explicado anteriormente, a Revolução Verde gerou, e ainda gera, concentração de terras e renda em nosso país.
5)Incorreta, pois, a biodiversidade é intensamente devastada pelos agricultores, principalmente, após a Revolução Verde, já que a produção agrícola passou a ser, ainda, mais rentável e com possibilidade de ser efetuada em, basicamente, qualquer solo, o que incentivou o desmatamento e a produção agrícola em grandes territórios dos biomas, como, por exemplo, do Cerrado e da Amazônia.
(Upe-ssa 2017) O gráfico a seguir traz o perfil de uma curva de titulação da adição de ácido sobre determinada amostra.
O gráfico indica que o titulado é uma
Ver questão
(UPE SSA - 2016) Durante a Segunda Guerra Mundial, o estilo chamado ready-to-wear (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Por meio dos catálogos de venda por correspondência, com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.
CALADO, Selma Copiano. A moda na Segunda Guerra Mundial. Salvador: Unisal, p. 26. (Adaptado).
A principal causa socioeconômica para a proliferação desse estilo foi a
Ver questão
(UPE/SSA - 2016) Leia o texto a seguir:
Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003 Acesso em: junho 2015.
A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de
Ver questão
(Upe-ssa 2017) Suponha que, em uma prova olímpica de ciclismo BMX, presente nos Jogos Olímpicos desde a Olimpíada de Pequim 2008, um atleta percorre um trecho de pista de corrida cujo corte lateral é mostrado na figura a seguir.
A partir desse corte, percebe-se que o atleta viaja por segmentos de pista retos e por semicírculos onde RD < RB < RE. Se o atleta pedala e utiliza os freios de forma a ter velocidade constante no trecho mostrado, o ponto de maior intensidade da reação normal da pista sobre a bicicleta é
Dados:
Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 e a constante da gravitação universal como G = 6,7 × 10–11 m3 kg–1 s–2 e utilize π = 3.
Ver questão