Questão 30813

(ENEM PPL - 2015)  Em 1943, Getúlio Vargas criou o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural junto ao Ministério da Justiça, esvaziando o Ministério da Educação não só da propaganda, mas também do rádio e do cinema. A decisão tinha como objetivo colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do Poder Executivo, iniciativa que tinha inspiração direta no recém-criado Ministério da Propaganda alemão.

(CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação.Rio de Janeiro: FGV, 1999.)

No contexto citado, a transferência de funções entre ministérios teve como finalidade o(a)

A

desativação de um sistema tradicional de comunicação voltado para a educação.

B

O controle do conteúdo da informação por meio de uma orientação política e ideológica.

C

O subordinação do Ministério da Educação ao Ministério da Justiça e ao Poder Executivo.

D

ampliação do raio de atuação das emissoras de rádio como forma de difusão da cultura popular.

E

  demonstração de força política do Executivo diante de ministérios herdados do governo anterior.

Gabarito:

O controle do conteúdo da informação por meio de uma orientação política e ideológica.



Resolução:

O texto apresentado informa que durante o governo de Getúlio Vargas foi criado o “Departamento de Propaganda e Difusão Cultural” dentro do Ministério da Justiça. Este departamento tirou do Ministério da Educação qualquer atividade sobre propaganda e difusão cultural, estas estavam agora sob a responsabilidade do Poder Executivo apenas. O Poder Executivo dentro do sistema de governo então vigente tem como o seu representante máximo o presidente, Vargas. Colocar a propagando e a difusão cultural sob a tutela do poder executivo é um ato que permite total controle estatal sobre tudo que é divulgado.

a) desativação de um sistema tradicional de comunicação voltado para a educação.

Incorreta. O sistema de comunicação voltado para educação foi mantido, contudo, agora sob a tutela do poder executivo

b) O controle do conteúdo da informação por meio de uma orientação política e ideológica.

Correta.

c) O subordinação do Ministério da Educação ao Ministério da Justiça e ao Poder Executivo.

Incorreta. Os Ministérios são órgãos do Poder Executivo. Durante o governo Vargas o Ministério da Educação perdeu suas funções sobre as propagandas e a difusão cultural com a criação do Departamento de Propaganda e Difusão Cultural que fazia parte do Ministério da Justiça. A finalidade desta ação era  colocar os meios de comunicação de massa a serviço direto do Poder Executivo

d) ampliação do raio de atuação das emissoras de rádio como forma de difusão da cultura popular.  

Incorreta. Esta ampliação de fato ocorreu. Entretanto, não é a finalidade desta transferência de funções entre ministérios

e) demonstração de força política do Executivo diante de ministérios herdados do governo anterior.

Incorreta.  Não é a finalidade desta transferência de funções entre ministérios



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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