(UFC) A aplicação do princípio de Le Chatelier possibilita o controle da direção e da extensão de uma determinada reação química. Um exemplo típico é o equilíbrio entre as formas cor de rosa e azul dos íons cobalto.
[Co(H2O)6]2+(aq) + 4 Cl-(aq) → [CoCl4]2-(aq) + 6 H2O(aq) ΔH = 120 cal/mol
ROSA AZUL
Assinale a alternativa que apresenta uma ação sobre o sistema, que favorece a formação da solução de cor azul.
Diminuição da concentração de Cl- .
Diminuição da temperatura.
Diluição da solução.
Aumento da concentração de água.
Adição de cloreto de sódio aquoso.
Gabarito:
Adição de cloreto de sódio aquoso.
a) Diminuir a concentração de Cl- desloca o equilíbrio no sentido de formação de Cl- e de [Co(H2O)6]2+ (rosa), para tentar repor o Cl- "em falta".
b) Diminuir a temperatura desloca o equilíbrio no sentido de formação de Cl- e de [Co(H2O)6]2+ (rosa), pois se trata de uma reação endotérmica no sentido direto.
c) Diluir a solução aumenta a concentração de H2O, que desloca o equilíbrio no sentido de formação de Cl- e de [Co(H2O)6]2+ (rosa), para consumir o excesso de H2O no meio.
d) Aumentar a concentração de água provoca o mesmo efeito da alternativa c.
e) CORRETA, pois adicionar cloreto de sódio provoca aumento da concentração de íons cloreto Cl-, então o equilíbrio se desloca no sentido direto, para consumir o excesso de Cl- no meio, produzindo mais [CoCl4]2- (azul).
(UFC - 2002)
Sobre o trecho “As próprias plantas venenosas são úteis: a ciência faz do veneno mais violento um meio destruidor de moléstias, regenerador da saúde, conservador da vida.”, é correto afirmar que:
I. O período é composto por duas orações.
II. Há somente três palavras formadas por sufixação.
III. A acentuação gráfica das palavras grifadas se justifica pela mesma regra.
Assinale a alternativa cujo significado do vocábulo destacado na frase mantém-se igual ao significado do mesmo vocábulo no poema.
Ver questão
(Ufc 2009)
Acerca dos elementos constitutivos do verso "E o vulnerável, mestre, apanhas com mão fria" (verso 48), analise as assertivas a seguir e coloque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) "mestre" exerce função de vocativo, assim como "Joaquim Maria" (verso 29).
( ) "apanhas" tem como sujeito "tu", que remete a "Joaquim Maria" (verso 29).
( ) "E" exerce a mesma função que em "o desconforto, / o descontentamento e a frustração / da nossa humana condição" (versos 53-55).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
(Ufc 2009)
O eu lírico do poema refere-se a Machado de Assis como "morto vivo". Assinale a alternativa na qual está presente o excerto do poema que explica o porquê dessa alcunha.
Ver questão