(ENEM Libras - 2017)
Tradução: “Este é o inimigo”.
Cartaz da Segunda Guerra Mundial. Autoria anônima.
Disponível em: https://artifactsjournal.missouri.edu. Acesso em: 17 jun. 2015
Produzido e divulgado nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, o cartaz tinha o objetivo político de
promover o término do conflito
justificar o extermínio de judeus.
difundir o sentimento xenofóbico.
reforçar o revanchismo dos derrotados.
enfraquecer o nacionalismo exacerbado.
Gabarito:
difundir o sentimento xenofóbico.
No cartaz, podemos observar um personagem de origem japonesa - observando seu fenótipo e o sol nascente em seu chapéu - apunhalando outra pessoa. Analisemos as alternativas:
a) promover o término do conflito.
Incorreto. Mesmo que os envolvidos no conflito mundial estivessem almejados em encerrar o conflito, o cartaz não atribui essa intenção.
b) justificar o extermínio de judeus.
Incorreto. Como se trata de um cartaz que evidencia o outro cenário da Segunda Guerra Mundial, a disputa de poder entre EUA e o Império Japonês em guerra pela hegemonia do Extremo Oriente e do Pacífico.
c) difundir o sentimento xenofóbico.
Correta. O cartaz trata o estrangeiro, que nesse caso é o japonês como o inimigo em comum de todos os cidadãos estadunidenses, presente no cenário da Segunda Guerra Mundial.
d) reforçar o revanchismo dos derrotados.
Incorreto. O cartaz não extrapola a mensagem de revanchismo por parte dos derrotados, mas a tentativa da potência rival nipônica em impor o domínio sob a zona de influência dos EUA e subjugar os norte-americanos.
e) enfraquecer o nacionalismo exacerbado.
Incorreto. O cartaz não apresenta esse objetivo.
(ENEM LIBRAS - 2017) Os guaranis encontram-se hoje distribuídos pela Bolívia, Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina. A condição de guarani remete diretamente para a ideia de pertencimento e para as relações de parentesco. Daí a importância da concepção de território como espaço de comunicação. Eles têm parentes nos diversos países e seguem se visitando regularmente. Os guaranis seguem com noções e conceitos próprios de fronteira, uma ideia mais sociológica e ideológica, que inclui, exclui e define quem pertence e quem não pertence a determinado grupo social.
O dilema das fronteiras na trajetória guarani. Entrevista especial com Antônio Brand. Disponível em: www.ihuonline.unisinos.br. Acesso em: 15 ago. 2013 (adaptado).
De acordo com o texto, o processo de demarcação das terras reivindicadas por esse povo enfrenta como dificuldade o(a)
Ver questão
(ENEM LIBRAS- 2017)
Um modelo de automóvel tem seu valor depreciado em função do tempo de uso segundo a função com t em ano. Essa função está representada no gráfico.
Qual será o valor desse automóvel, em real, ao completar dois anos de uso?
Ver questão
(ENEM LIBRAS - 2017)
Desde a década de 1960, os registros realizados pelo laboratório de Mauna Loa, no Havaí, no topo do vulcão do mesmo nome, revelavam impressionantes resultados: as concentrações de dióxido de carbono aumentavam a cada ano, intensificando o efeito estufa. Os cientistas passaram a acompanhar anualmente os relatórios de Mauna Loa e, de fato, o padrão não mudou, mas o aumento foi cada vez mais rápido: de 315 partes por milhão em 1958, para 370 em 2002.
VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (Org.). Reflexões sobre a geografia física do Brasil.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
Os resultados da pesquisa apresentada demonstram a contribuição da tecnologia para
Ver questão
(ENEM LIBRAS - 2017)
Grandes quantidades de enxofre são lançadas na atmosfera diariamente, na forma de dióxido de enxofre (SO2), como decorrência de atividades industriais e de queima de combustíveis fósseis.
Em razão da alta concentração desses compostos na atmosfera, regiões com conglomerados urbanos e polos industriais apresentam ocorrência sazonal de
Ver questão