Questão 32443

(EsPCEx - 2018)

Durante a Idade Moderna, ocorreu o fortalecimento gradual dos governos das monarquias nacionais em grande parte da Europa. Desse processo resultou o absolutismo monárquico. Dentre os argumentos usados para de justificar tal condição, havia um que definia o poder absoluto como condição necessária para a manutenção da paz e do progresso.  Assinale a alternativa abaixo que apresenta o responsável por tal pensamento. 

A

Thomas Hobbes

B

Immanuel Kant

C

John Locke

D

Jean Le Rond D' Alembert 

E

Jacques Bossuet

Gabarito:

Thomas Hobbes



Resolução:

a) Thomas Hobbes

Correta. A tese estabelecida pelo filósofo inglês Thomas Hobbes para a questão apresentada acima é referente à defesa de uma monarquia absoluta que deve atender o objetivo de defender um governo central forte que deveria ser capaz de evitar guerras civis. Tal ideia apresentada por ele está presente na obra "Leviatã". Nesta obra, Thomas Hobbes estabelece sua posição acerca da fundação do estado e da legitimidade do governo.

b) Immanuel Kant.

Incorreta. Suas reflexões não abrangem o absolutismo monárquico. O autor descreve algo alcunhado por "Absolutismo moral", uma teoria da Ética que propõe, basicamente, que todas as ações possuem valores, mesmo que pessoais, de cunho subjetivo.

c) John Locke.

Incorreta. John Locke é apontado como fundador do liberalismo político, destrinchando uma tradição filosófica com base nesse ideal. Locke defendia que cada homem tem um direito natural à vida, liberdade e propriedade, afirmando que os governos não podem violar esses direitos com base no contrato social. Era, portanto, defensor de um ideal distinto ao mensurado pela questão. 

d) Jean Le Rond D' Alembert.

Incorreta. Este, foi um pensador e filósofo iluminista, famoso pela publicação da "Enciclopédia", que tinha o pretexto de aglutinar o conhecimento da humanidade, sendo importante para divulgar opiniões revolucionárias contra o absolutismo, além de difundir os pensamentos iluministas a respeito da tolerância religiosa, liberdade de opinião dentre outros temas, contando com a colaboração de intelectuais como Voltaire, Jean-Jacques Rousseau e Montesquieu.

e) Jacques Bossuet.

Incorreta. Jacques Bossuet tinha uma teoria caracterizada pelo "Direito Divino" dos monarcas ao trono, que representava uma doutrina política que justificava o governo absolutista ao inferir que aquele que reinava o merecia, por ser coroado por Deus.



Questão 1793

(Espcex (Aman) 2016)

Leia o trecho do romance São Bernardo e dê o que se pede.
“(...)
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
(...)
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
(...)
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
(...)
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”

Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que:

Ver questão

Questão 1822

(EsPCEx - 2011)

Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada

Ver questão

Questão 2232

(EsPCEx - 2012) 

Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.

“Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos 
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”

Ver questão

Questão 2252

(EsPCEx - 2013)

Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho destacado:

" As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana"

Ver questão