(EsPCEx - 2018)
Many graduates earn 'paltry returns' for their degree
Mr Halfon, a former skills minister, stated in his speech that the nation has "become obsessed _____________ (1) full academic degrees".
"We are creating a higher education system that overwhelmingly favours academic degrees, while intermediate and higher technical offerings are comparatively tiny. The labour market does not need ever-growing supply of academic degrees. Between a fifth and a third of our graduates take non-graduate jobs. The extra return for having a degree varies wildly according to subject and institution. For many, the returns are paltry."
Mr Halfon said that there is a strong need for intermediate skills. "There are skills shortages in several sectors. And there are millions ______________ (2) people who want to get on in life — preferably without spending £50,000 on academic degrees," he added. "There has been growing concern about the amount of debt students are accumulating and the interest being charged on that debt."
A spokesman for UUK (a representative organisation for the UK's universities) said: "Official figures are clear that, on average, university graduates continue to earn substantially more than non-graduates and are more likely to be in employment. A university degree remains an excellent investment."
"We must, however, be careful to avoid using graduate salaries as the single measure of success in higher education. Many universities specialise in fields such ____________(3) the arts, the creative industries, nursing and public sector professions that, despite making an essential contribution to society and the economy, pay less on average."
Adapted from hffp://lwww.bbc.co.uk/news/education-42923529
Choose the alternative containing the correct words to respectively complete gaps (1), (2) and (3).
at, of, to
to, on, a
by, on, that
in, with, an
with, of, as
Gabarito:
with, of, as
"Mr Halfon, a former skills minister, stated in his speech that the nation has 'become obsessed with full academic degrees'" (Halfon, um ex-ministro de habilidades, afirmou em seu discurso que a nação "tornou-se obcecada com diplomas acadêmicos completos".) - O mais adequado de todas as alternativas seria esta, por conta que o with pode ser usado em casos para falar o motivo de alguma coisa. Está ficando obcecada com (por conta) os diplomas acadêmicos. Qual o motivo de estar obcecada? Os diplomas acadêmicos.
"And there are millions of people who want to get on in life" (E há milhões de pessoas que querem seguir na vida) - O numeral + mais o substantivo como complemento pede o uso do "of" (de), porque está se ligando um substantivo people para caracterizar a quem está dentro desse numeral millions.
"Many universities specialise in fields such as the arts, the creative industriesas" (Muitas universidades se especializam em áreas como artes, indústrias criativas) - O such exige a preposição "as" (tal como / como por exemplo)
Logo, a alternativa correta é a letra e.
(Espcex (Aman) 2016)
Leia o trecho do romance São Bernardo e dê o que se pede.
“(...)
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
(...)
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
(...)
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
(...)
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”
Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que:
Ver questão
(EsPCEx - 2011)
Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada
Ver questão
(EsPCEx - 2012)
Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.
“Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”
(EsPCEx - 2013)
Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho destacado:
" As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana"