(ESPCEX - 2018)
“Os produtos da agricultura ocupam posição estratégica na inserção do Brasil na economia globalizada. Atualmente o Brasil é uma grande potência agrícola [...] e figura entre os principais exportadores mundiais de uma série de commodities agrícolas”.
Magnoli, D. – Geografia para o Ensino para o Ensino Médio. 1° ed. São Paulo: Atual, 2012, p.317
Sobre as características da agropecuária brasileira, pode-se afirmar que:
I- Com a modernização da agricultura na Região Nordeste, as práticas agrícolas tradicionais foram excluídas e substituídas, na Região, pela fruticultura Irrigada e pela moderna agricultura da soja, voltada para exportação.
II- as áreas de pastagens apresentam redução na maior parte do país, mas aumentam consideravelmente na regiões Centro- oeste e Norte, as quais apresentam produção de gado bovino que já supera a produção da região Sul do País, tradicional área de pecuária bovina
III- A produção canavieira nordestina, inicialmente restrita á zona da Mata, já suplanta a região Centro-Sul , pois, impulsionada pelas boas perspectivas dos biocombustíveis, vem expandindo-se ao oeste baiano e ao sul do Piauí
IV- na agroindústria da laranja e do fumo no Centro-Sul, pequenos e médios proprietários familiares participam ativamente da cadeia global do agronegócio, fornecendo matérias-primas para as indústrias processadoras.
V- as modernos propriedades rurais passam a integrar cadeias produtivas que envolvem uma rede de estabelecimentos ligados aos setores primário, secundário e terciário da economia, transformando a matéria-prima, animal ou vegetal em produtos de maior valor agregado.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
I, II, e III
I,II e IV
I,III e V
II, IV e V
III, IV, V
Gabarito:
II, IV e V
Sobre as afirmações a cerca da agropecuária brasileira temos a seguinte resolução:
I- Incorreta. As atividades tradicionais não foram excluídas ou substituídas totalmente na região nordeste.
II- Correta.
III- Incorreta. A produção de Cana-de-Açúcar é maior no Centro- sul do país, especialmente em São Paulo. Além disso, essa produção nunca foi restrita a Zona da Mata que é uma das zonas de produção mais antiga do país.
IV- Correta.
V- Correta.
GABARITO: D
(Espcex (Aman) 2016)
Leia o trecho do romance São Bernardo e dê o que se pede.
“(...)
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
(...)
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
(...)
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
(...)
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”
Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que:
Ver questão
(EsPCEx - 2011)
Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada
Ver questão
(EsPCEx - 2012)
Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.
“Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”
(EsPCEx - 2013)
Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho destacado:
" As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana"