(UPE-SSA 1 2017) Para explicar os fenômenos naturais, a ciência precisa de um bom observador e de experimentos que reproduzam, em parte, tais fenômenos. E foi o que Francesco Redi (1626-1698) fez para provar a Teoria da Biogênese. Nessa mesma época, havia outros cientistas que reforçavam a Hipótese da Geração Espontânea com diferentes experimentos.
Assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE o primeiro experimento de Redi, para provar a Biogênese, com o segundo experimento que sustentava a Abiogênese.
Biogênese |
Abiogênese |
Frascos contendo pedaços de carne, tampados com gaze e abertos. |
Caldo de carne fervido em frascos de vidro e depois tampados e repousados por alguns dias. |
Caldo nutritivo fervido num recipiente até ficar estéril e fechado por algumas semanas. Posteriormente aberto. |
Farrapos de tecidos guardados e monitorados, observando a presença de organismos. |
Substâncias nutritivas fervidas em balões de vidros hermeticamente fechados e posteriormente levadas ao microscópio. |
Observação de insetos em diferentes estágios de putrefação de animais mortos. |
Gases e vapor d’água injetados em balões de vidro para simular a atmosfera. |
Frutos deixados ao ar livre e abertos após alguns dias. |
Substâncias naturais orgânicas, injetadas em pedaços de carne. |
Pedaços de carne e frutas frescas levados in natura para o microscópio. |
Gabarito:
Biogênese |
Abiogênese |
Frascos contendo pedaços de carne, tampados com gaze e abertos. |
Caldo de carne fervido em frascos de vidro e depois tampados e repousados por alguns dias. |
Em seu experimento, Redi colocou pedaços de carne em dois frascos abertos, cobrindo um deles com uma fina camada de gaze. Como se esperava, os recipientes vedados não apresentavam as criaturas longilíneas, confirmando sua hipótese e descartando a possibilidade de geração espontânea a partir da carne.
No caso dos experimentos de Needham, que, na época, reforçaram a ideia de que a vida surgia por abiogênese, não houve fervura e fechamento adequados, o que permitiu que microorganismos se proliferassem. Ele chama de "força vital" o que poderia ter dado a vida aos microorganismos de seu caldo de carne, mas o que ocorreu foi, na verdade, uma vedação ineficiente e microorganismos do ar atingiram o caldo. Seus experimentos só foram desqualificadas quando Spallanzani realizou eles de forma semelhante, mas fervendo e vedando os fracos adequadamente, não obtendo formação de microorganismos no caldo, comprovando a biogênese.
(Upe-ssa 2017) O gráfico a seguir traz o perfil de uma curva de titulação da adição de ácido sobre determinada amostra.
O gráfico indica que o titulado é uma
Ver questão
(UPE SSA - 2016) Durante a Segunda Guerra Mundial, o estilo chamado ready-to-wear (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Por meio dos catálogos de venda por correspondência, com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.
CALADO, Selma Copiano. A moda na Segunda Guerra Mundial. Salvador: Unisal, p. 26. (Adaptado).
A principal causa socioeconômica para a proliferação desse estilo foi a
Ver questão
(UPE/SSA - 2016) Leia o texto a seguir:
Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003 Acesso em: junho 2015.
A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de
Ver questão
(Upe-ssa 2017) Suponha que, em uma prova olímpica de ciclismo BMX, presente nos Jogos Olímpicos desde a Olimpíada de Pequim 2008, um atleta percorre um trecho de pista de corrida cujo corte lateral é mostrado na figura a seguir.
A partir desse corte, percebe-se que o atleta viaja por segmentos de pista retos e por semicírculos onde RD < RB < RE. Se o atleta pedala e utiliza os freios de forma a ter velocidade constante no trecho mostrado, o ponto de maior intensidade da reação normal da pista sobre a bicicleta é
Dados:
Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 e a constante da gravitação universal como G = 6,7 × 10–11 m3 kg–1 s–2 e utilize π = 3.
Ver questão