Questão 33169

(ENEM PPL - 2015)

Após ter examinado cuidadosamente todas as coisas, cumpre enfim concluir e ter por constante que esta proposição, eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira todas as vezes que a enuncio ou que a concebo em meu espírito.

DESCARTES, R. Meditações. Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

A proposição “eu sou, eu existo” corresponde a um dos momentos mais importantes na ruptura da filosofia do século XVII com os padrões da reflexão medieval, por

A

estabelecer o ceticismo como opção legítima.

B

utilizar silogismos linguísticos como prova ontológica.

C

inaugurar a posição teórica conhecida como empirismo.

D

estabelecer um princípio indubitável para o conhecimento.

E

questionar a relação entre a filosofia e o tema da existência de Deus.

Gabarito:

estabelecer um princípio indubitável para o conhecimento.



Resolução:

d) Correta. estabelecer um princípio indubitável para o conhecimento.
Descartes, a partir do cogito, estabelece um princípio indubitável para o conhecimento.   

 

a) Incorreta. estabelecer o ceticismo como opção legítima.
Descartes vai muito além do ceticismo: o "eu sou, eu existo", por mais que tenha partido de um processo de dúvida hiperbólica, é uma crítica ao ceticismo, pois foi provado racionalmente e é uma certeza. 

b) Incorreta. utilizar silogismos linguísticos como prova ontológica.
O racionalismo não faz uso de silogismos, pois estes se caracterizam por raciocínios dedutivos, e Descartes estabelece o princípio da dúvida hiperbólica. 

c) Incorreta. inaugurar a posição teórica conhecida como empirismo.
Descartes não é empirista, muito pelo contrário; é fortemente racionalista. O empirismo afirma que todo conhecimento provém unicamente da experiência, o que não condiz com as ideias cartesianas.

e) Incorreta. questionar a relação entre a filosofia e o tema da existência de Deus.
Essa temática era trabalhada muito por filósofos medievais, tal qual São Tomás de Aquino, não por Descartes.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

Ver questão

Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

Ver questão

Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

Ver questão

Questão 3051

(Enem PPL 2015)

Ver questão