(ENEM LIBRAS - 2017) Getúlio libertou o povo, e são 8 horas de trabalho e só. Não tinha que trabalhar dia e noite mais não. Getúlio é que fez as leis. A princesa Isabel assinou a libertação, mas quem nos libertou do jugo da escravatura, do chicote, do tronco, foi Getúlio, Getúlio Dorneles Vargas. Papai falava assim: “Meu filho. Nunca houve no mundo governo igual a esse, meu filho”.
Relato de Cornélio Cancino, 82 anos, descendente de ex-escravos, Juiz de Fora (MG), 9 maio 1995. In: MATTOS, H.; RIOS, A. L. (Org.). Memórias do cativeiro: família, trabalho e cidadania no pós-Abolição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado).
A construção da memória apresentada no texto remete ao seguinte aspecto da referida experiência política:
Fortalecimento da ideologia oficial, limitada à dimensão da escola.
Legitimação de coligações partidárias, vinculadas à utilização do rádio.
Estabelecimento de direitos sociais, associados à propaganda do Estado.
Enaltecimento do sentimento pátrio, ligado à consolidação da democracia.
Desenvolvimento de serviços públicos, submetidos à direção dos coronéis.
Gabarito:
Estabelecimento de direitos sociais, associados à propaganda do Estado.
A) Incorreta. A construção da memória que o excerto da questão nos fornece não fortalece a ideologia do governo Vargas, apenas relembra dos benefícios trazidos para a população, além do fato de que o relato não é limitado à dimensão da escola.
B) Incorreta. A construção da memória que o excerto da questão nos fornece não remete a legitimação de coligações partidárias, tampouco comenta sobre os rádios.
C) Correta. O estabelecimento de direitos sociais fica explícito no trecho do texto em que diz "Getúlio libertou o povo, e são 8 horas de trabalho e só. Não tinha que trabalhar dia e noite mais não.", enquanto a associação à propagando do Estado refere-se ao trecho "Getúlio é que fez as leis.".
D) Incorreta. A construção da memória que o excerto da questão nos fornece não remete ao enaltecimento do sentimento pátrio, esse enaltecimento não é um elemento presente no texto.
E) Incorreta. A construção da memória que o excerto da questão nos fornece não remete ao desenvolvimento de serviços públicos e muito menos comenta sobre a atuação de coronéis, não são estes elementos presentes no texto.
(ENEM LIBRAS - 2017) Os guaranis encontram-se hoje distribuídos pela Bolívia, Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina. A condição de guarani remete diretamente para a ideia de pertencimento e para as relações de parentesco. Daí a importância da concepção de território como espaço de comunicação. Eles têm parentes nos diversos países e seguem se visitando regularmente. Os guaranis seguem com noções e conceitos próprios de fronteira, uma ideia mais sociológica e ideológica, que inclui, exclui e define quem pertence e quem não pertence a determinado grupo social.
O dilema das fronteiras na trajetória guarani. Entrevista especial com Antônio Brand. Disponível em: www.ihuonline.unisinos.br. Acesso em: 15 ago. 2013 (adaptado).
De acordo com o texto, o processo de demarcação das terras reivindicadas por esse povo enfrenta como dificuldade o(a)
Ver questão
(ENEM LIBRAS- 2017)
Um modelo de automóvel tem seu valor depreciado em função do tempo de uso segundo a função com t em ano. Essa função está representada no gráfico.
Qual será o valor desse automóvel, em real, ao completar dois anos de uso?
Ver questão
(ENEM LIBRAS - 2017)
Desde a década de 1960, os registros realizados pelo laboratório de Mauna Loa, no Havaí, no topo do vulcão do mesmo nome, revelavam impressionantes resultados: as concentrações de dióxido de carbono aumentavam a cada ano, intensificando o efeito estufa. Os cientistas passaram a acompanhar anualmente os relatórios de Mauna Loa e, de fato, o padrão não mudou, mas o aumento foi cada vez mais rápido: de 315 partes por milhão em 1958, para 370 em 2002.
VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (Org.). Reflexões sobre a geografia física do Brasil.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
Os resultados da pesquisa apresentada demonstram a contribuição da tecnologia para
Ver questão
(ENEM LIBRAS - 2017)
Grandes quantidades de enxofre são lançadas na atmosfera diariamente, na forma de dióxido de enxofre (SO2), como decorrência de atividades industriais e de queima de combustíveis fósseis.
Em razão da alta concentração desses compostos na atmosfera, regiões com conglomerados urbanos e polos industriais apresentam ocorrência sazonal de
Ver questão