(IME - 2018/2019 - 2ª FASE )
A Figura 1 ilustra um tanque industrial contendo duas entradas e uma saída, além de um circuito de aquecimento. A temperatura do líquido no interior do tanque deve ser controlada, a fim de alimentar o processo industrial conectado na saída do tanque. O agitador mistura continuamente os líquidos que chegam pelas entradas, de maneira que o volume total de líquido dentro do tanque esteja sempre numa única temperatura. A perda térmica do tanque pode ser desprezada.
Considere o tanque inicialmente vazio, com a válvula de saída fechada e o sistema de aquecimento é ligado. Em t=0 a válvula de entrada 1 é aberta com uma vazão de água de 1 L/min à temperatura de 10ºC e a válvula de entrada 2 com uma vazão de água de 0,25 L/min à temperatura de 30ºC. Nessas condições determine:
a) a temperatura da água no interior do tanque em t=50 min;
b) a temperatura da água no interior do tanque em t = 150 min, se o circuito de aquecimento é ligado em t = 50 min e a potência dissipada na resistência varia de acordo com o gráfico da Figura 2; e
c) a tensão que deverá ser ajustada na fonte para manter a temperatura da água na saída em 22ºC após um longo tempo de funcionamento do sistema ( t>> 150 min), sabendo que a válvula de entrada 2 foi fechada, o volume no interior do tanque encontra-se nessa mesma temperatura de 22ºC e a válvula de saída foi aberta com a mesma vazão da válvula de entrada 1.
Dados:
Gabarito:
Resolução:
a) Em t = 50 min, o líquido de vazão 1L/min terá: V1=50L a 10oC, igualmente para o liquido 2: V2=0,25x50=1,25L a 30o C.
Como a densidade da agua é dada como 1kg/L, achamos que: m1=50kg e m2=12,5kg.
No processo de troca de calor, m1 ira receber calor (Q1), e m2 perder calor (Q2).
Fazendo a conservação:
Substituindo:
b) Em a temperatura é 14oC, como visto em a.
O líquido receberá uma quantidade de calor com valor aproximadamente igual à área do gráfico de 50 a 150 min, que pode ser dividida em dois trapézios e um retângulo.
Somando-se, temos que:
Sabendo que 1cal = 4,2J,
Considerando a massas m1 e m2 após 150 min:
, a 10oC
, a 30oC
A temperatura final dessa mistura é, pela conservação,
Utilizando o calor total descobriremos a temperatura final obtida pela potência dissipada:
c) Como a vazão de entrada e saída é a mesma, o volume é constante. Precisa-se aquecer a massa de água que entra na válvula 1 até 220C.
Sendo em minutos, dividimos por 60 para transformar em segundos.
Transformando de calorias para Joule:
Considerando o circuito apresentado, achamos a corrente
Sabendo também que e substituindo e , obtém-se:
(IME 2007)
O gráfico acima apresenta a velocidade de um objeto em função do tempo. A aceleração média do objeto no intervalo de tempo de 0 a 4t é:
Ver questão(IME 2007) Um cubo de material homogêneo, de lado L = 0,4 m e massa M = 40 kg, está preso à extremidade superior de uma mola, cuja outra extremidade está fixada no fundo de um recipiente vazio. O peso do cubo provoca na mola uma deformação de 20 cm. Coloca-se água no recipiente até que o cubo fique com a metade de seu volume submerso. Se a massa específica da água é , a deformação da mola passa a ser:
Ver questão(IME 2007) Uma nave em órbita circular em torno da Terra usa seus motores para assumir uma nova órbita circular a uma distância menor da superfície do planeta. Considerando desprezível a variação da massa do foguete, na nova órbita:
Ver questão(IME 2007) Um gás ideal sofre uma expansão isotérmica, seguida de uma compressão adiabática. A variação total da energia interna do gás poderá ser nula se, dentre as opções abaixo, a transformação seguinte for uma:
Ver questão