(ITA - 2018 - 1 FASE) A partir de um mesmo ponto a uma certa altura do solo, uma partícula é lançada sequencialmente em três condições diferentes, mas sempre com a mesma velocidade inicial horizontal v0. O primeiro lançamento é feito no vácuo e o segundo, na atmosfera com ar em repouso. O terceiro é feito na atmosfera com ar em movimento cuja velocidade em relação ao solo é igual em módulo, direção e sentido à velocidade v0. Para os três lançamentos, designando-se respectivamente de t1, t2 e t3 os tempos de queda da partícula e de v1, v2 e v3 os módulos de suas respectivas velocidades ao atingir o solo, assinale a alternativa correta.
t1 < t3 < t2; v1 > v3 > v2
t1 < t2 = t3; v1 > v3 > v2
t1 = t3 < t2; v1 = v3 > v2
t1 < t2 = t3; v1 = v3 > v2
t1 < t2 = t3; v1 > v2 = v3
Gabarito:
t1 < t2 = t3; v1 > v3 > v2
[B]
Como o tempo de queda só depende do movimento vertical, tanto nas situações do ar em repouso como na do ar em movimento, os tempos serão maiores do que t1 (para o vácuo), pois as partículas sofrerão resistência ao caírem nessas circunstâncias, com t2 = t3 já que o movimento do ar se dá apenas horizontalmente.
Na primeira situação, o corpo irá adquirir velocidade máxima devido à ausência de resistência causada pelo vácuo. Na segunda situação, o corpo irá sofrer atrito com o ar, tendo sua velocidade minimizada. E na terceira situação, como o ar está em movimento, mas não se opondo à velocidade inicial, a partícula terá velocidade intermediária.
Portanto, teremos que: t1 < t2 = t3 e v1 > v3 > v2.
(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das afirmações:
I. Se x, y ∈ , com y ≠ – x, então x + y ∈ ;
II. Se x ∈ e y ∈ , então xy ∈ ;
III. Sejam a, b, c ∈ , com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,
é (são) verdadeira(s):
Ver questão
Considere as funções f, g : → , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:
I. Se A = B, então a = b e m = n;
II. Se A = , então a = 1;
III. Se a, b, m, n ∈ , com a = b e m = – n, então A = B,
é (são) verdadeira(s)
Ver questão