(ITA - 2018 - 1 FASE)
O texto abaixo é uma das liras que integram Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga.
1. Em uma frondosa
Roseira se abria
Um negro botão!
Marília adorada
O pé lhe torcia
Com a branca mão.
2. Nas folhas viçosas
A abelha enraivada
O corpo escondeu.
Tocou-lhe Marília,
Na mão descuidada
A fera mordeu.
3. Apenas lhe morde,
Marília, gritando,
Co dedo fugiu.
Amor, que no bosque
Estava brincando,
Aos ais acudiu.
4. Mal viu a rotura,
E o sangue espargido,
Que a Deusa mostrou,
Risonho beijando
O dedo ofendido,
Assim lhe falou:
5. Se tu por tão pouco
O pranto desatas,
Ah! dá-me atenção:
E como daquele,
Que feres e matas,
Não tens compaixão?
(GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu & Cartas Chilenas. 10. ed. São Paulo: Ática, 2011.)
O poema abaixo dialoga com as liras de Marília de Dirceu.
Haicai tirado de uma falsa lira de Gonzaga
Quis gravar “Amor”
No tronco de um velho freixo:
“Marília” escrevi.
(BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 20 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.)
Dentre as marcas mais visíveis de intertextualidade, encontram-se as seguintes, EXCETO
o título do poema menciona o autor de Marília de Dirceu.
ambos os textos pertencem à mesma forma poética.
no poema, Marília é, assim como em Gonzaga, o objeto amoroso.
tal como nos textos árcades, no de Bandeira, a natureza é o cenário do amor.
este poema de Bandeira possui, como os de Gonzaga, teor sentimental.
Gabarito:
ambos os textos pertencem à mesma forma poética.
[B]
[A] Correto. O Gonzaga mencionado no título é Manuel Antônio Gonzaga, autor de Marília de Dirceu; Dirceu foi o pseudônimo escolhido pelo poeta árcade.
[B] Incorreto. As estrofes apresentadas de Marília de Dirceu são compostas por seis versos em redondilha menor; já o poema de Manuel Bandeira obedece ao padrão de um haicai: três versos, sendo o primeiro e o terceiro redondilhas menores, e o segundo, redondilha maior.
[C] Correto. É uma característica do amor convencional árcade que a mulher amada não tenha voz nos poemas, sendo objeto de convencimento do sujeito lírico.
[D] Correto. A referência está em “no tronco de um velho freixo”.
[E] Correto. Ambos fazem referência à mulher amada.
(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das afirmações:
I. Se x, y ∈ , com y ≠ – x, então x + y ∈ ;
II. Se x ∈ e y ∈ , então xy ∈ ;
III. Sejam a, b, c ∈ , com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,
é (são) verdadeira(s):
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Considere as funções f, g : → , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:
I. Se A = B, então a = b e m = n;
II. Se A = , então a = 1;
III. Se a, b, m, n ∈ , com a = b e m = – n, então A = B,
é (são) verdadeira(s)
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