Questão 3550

(ENEM PPL - 2015)

Horse or cow

      Prior to taking retirement and selling off his land, a farmer needed to get rid of all the animals he owned, so he decided to call on every house in his village. At houses where the man was the boss, he gave a horse; at houses where the woman was the boss, he gave a dairy cow.

      Approaching one cottage, he saw a couple gardening and called out, ‘Who’s the boss around here?’

      ‘I am,’ said the man.

      The farmer said: ‘I have a black horse and a brown horse. Which one would you like?’

      The man thought for a minute and said, ‘The black one.’

      ‘No, no, get the brown one,’ said his wife.

      The farmer said, ‘Here’s your cow.’

TIBBALLS, G. The book of senior jokes. Great Britain: Michael O’Mara, 2009 (adaptado).

 

O texto relata o caso de um fazendeiro prestes a se aposentar e vender sua fazenda. O aspecto cômico desse texto provém da

A
constatação pelo fazendeiro da razão de sua aposentadoria. 
B
opinião dos vizinhos referente à forma de se livrar dos animais. 
C
percepção do fazendeiro quanto à relação de poder entre o casal. 
D
agressividade da esposa relacionada a um questionamento inocente. 
E
indecisão dos cônjuges quanto à melhor escolha a ser feita no momento.

Gabarito: percepção do fazendeiro quanto à relação de poder entre o casal. 

Resolução:

O aspecto cômico desse texto provém da percepção do fazendeiro quanto à relação de poder entre o casal.

"At houses where the man was the boss, he gave a horse; at houses where the woman was the boss, he gave a dairy cow." = Para as casas em que o homem era o chefe, o fazendeiro dava um cavalo; para as casas em que a mulher era a chefe, ele dava uma vaca.

O fazendeiro, chegando em uma casa na qual o homem se dizia o chefe, pede para que ele escolha entre o cavalo preto e o marrom. O homem escolhe, mas a mulher intervém e diz para ele escolher o outro. O fazendeiro responde dando-lhes uma vaca. 

Alternativa C.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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