(ITA - 2018 - 2ª FASE)
Em um experimento, titularam-se 25 mL de uma solução aquosa de carbonato de sódio com ácido clorídrico, ambos com concentração igual a 0,1molL-1 Registrou-se a variação do pH da solução até a adição de um volume de 65 mL de ácido.
a) Esboce a curva de titulação (pH versus volume).
b) Explique o comportamento da curva de titulação usando equações químicas.
c) Escreva a equação global balanceada.
Gabarito:
Resolução:
a)
Há inicialmente apenas o ânion carbonato (CO32-) que pode ter seu pH calculado pela sua hidrólise. Com a adição de ácido, ocorre a região de tampão de ânion carbonato (CO32-) e bicarbonato (HCO3-). O primeiro ponto de equivalência ocorre quando sobra no sistema apenas o bicarbonato (HCO3-) em que se utiliza a fórmula a seguir para calcular o pH:
Com a adição de ácido, há a formação de um novo tampão, entre o bicarbonato (HCO3-) e o ácido carbônico (H2CO3). Em seguida, o segundo ponto de equivalência é atingido, quando há no sistema apenas o ácido carbônico (H2CO3) em que o pH pode ser calculado pela ionização do ácido. Por fim, haverá excesso do ácido HCl que continua sendo adicionado.
b)
c)
(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das afirmações:
I. Se x, y ∈ , com y ≠ – x, então x + y ∈ ;
II. Se x ∈ e y ∈ , então xy ∈ ;
III. Sejam a, b, c ∈ , com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,
é (são) verdadeira(s):
Ver questão
Considere as funções f, g : → , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:
I. Se A = B, então a = b e m = n;
II. Se A = , então a = 1;
III. Se a, b, m, n ∈ , com a = b e m = – n, então A = B,
é (são) verdadeira(s)
Ver questão