(ITA - 2014)
Seis esferas de mesmo raio R são colocadas sobre uma superfície horizontal de tal forma que seus centros definam os vértices de um hexágono regular de aresta 2R. Sobre estas esferas é colocada uma sétima esfera de raio 2R que tangencia todas as demais. Determine a distância do centro da sétima esfera à superfície horizontal.
Gabarito:
Resolução:
Com base no que o enunciado nos disse, conseguimos construir as duas figuras abaixo para nos auxiliar nos cálculos, onde a primeira imagem representa a visão por cima das seis esferas e do hexágono formado por elas e a segunda imagem representa a visão lateral com as seis esferas apoiadas sobre a superfície e a sétima apoiada sobre as demais.
Sabemos que o raio das esferas menores é R e o da maior é 2R. Queremos encontrar a altura h correspondente a distância do centro H da sétima esfera até a superfície verde da figura.
Olhando para o triângulo retângulo JRH, temos que:
Portanto, a altura h será .
(ITA - 2014 - 1ª FASE) Das afirmações:
I. Se x, y ∈ , com y ≠ – x, então x + y ∈ ;
II. Se x ∈ e y ∈ , então xy ∈ ;
III. Sejam a, b, c ∈ , com a < b < c. Se f : [a, c] → [a, b] é sobrejetora, então f não é injetora,
é (são) verdadeira(s):
Ver questão
Considere as funções f, g : → , f(x) = ax + m, g(x) = bx + n, em que a, b, m e n, são constantes reais. Se A e B são as imagens de f e de g, respectivamente, então, das afirmações abaixo:
I. Se A = B, então a = b e m = n;
II. Se A = , então a = 1;
III. Se a, b, m, n ∈ , com a = b e m = – n, então A = B,
é (são) verdadeira(s)
Ver questão