Questão 36753

(Upe-ssa 1 2016) 

 

Cynthia é mãe e bióloga; liberou alguns doces de festas de aniversário para apresentar às crianças, de uma forma bem simples, o conceito de molécula. Vejamos:

– Usamos tubinhos gelatinosos para demonstrar a pentose e o fosfato. No meio, as jujubas retratam as bases nitrogenadas. O pareamento entre adenina-timina e citosina-guanina foi feito sempre com as mesmas cores. O palito de dente foi utilizado para as pontes de hidrogênio. Claro que as representações foram rudimentares, porque elas vão aprender na escola, quando for o momento.

Disponível em: http://www.falamae.com/2015/03/moleculas-com-doces.html

 

O que deve ser feito para adequar melhor o pareamento?

 

A

Colocar dois pedaços de palito de dente para representar a ligação de pontes de hidrogênio entre guanina e citosina.   

B

Colocar três pedaços de palito de dente para representar a ligação de pontes de hidrogênio entre adenina e timina.   

C

Juntar duas jujubas laranjas para representar uma timina com dois anéis e uma vermelha para representar uma adenina com um anel.   

D

Juntar duas jujubas verdes para representar uma guanina com dois anéis e uma amarela para representar uma citosina com um anel.  

E

Usar, respectivamente, uma e duas jujubas de cores iguais para representar as bases púricas e pirimídicas e seus anéis.   

Gabarito:

Juntar duas jujubas verdes para representar uma guanina com dois anéis e uma amarela para representar uma citosina com um anel.  



Resolução:

O objetivo da questão é imaginar uma apresentação lúdica das moléculas e suas diferenças estruturais de bases pirimídicas e púrica. Sendo assim, as bases púricas apresentariam duas jujubas, uma vez que possuem dois anéis de carbono, enquanto as pirimídicas seriam representadas apenas com uma jujuba por possuírem apenas um anel de carbono.

a) Incorreta. Citosina e Guanina se ligam por três pontes de hidrogênio.

b) Incorreta. Adenina e timina se ligam por duas pontes de hidrogênio. 

c) Incorreta. Timina possui apenas um anel e adenina possui dois anéis. 

d) Correta.

e) Incorreta. Bases púricas possuem dois anéis e bases pirimídicas possuem um anel. 



Questão 9373

(Upe-ssa 2017) O gráfico a seguir traz o perfil de uma curva de titulação da adição de ácido sobre determinada amostra.

O gráfico indica que o titulado é uma

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Questão 13580

(UPE SSA - 2016) Durante a Segunda Guerra Mundial, o estilo chamado ready-to-wear (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Por meio dos catálogos de venda por correspondência, com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.

CALADO, Selma Copiano. A moda na Segunda Guerra Mundial. Salvador: Unisal, p. 26. (Adaptado).

A principal causa socioeconômica para a proliferação desse estilo foi a

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Questão 15325

(UPE/SSA - 2016) Leia o texto a seguir:

Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003 Acesso em: junho 2015.

A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de

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Questão 15687

 (Upe-ssa 2017) Suponha que, em uma prova olímpica de ciclismo BMX, presente nos Jogos Olímpicos desde a Olimpíada de Pequim 2008, um atleta percorre um trecho de pista de corrida cujo corte lateral é mostrado na figura a seguir.

 

A partir desse corte, percebe-se que o atleta viaja por segmentos de pista retos e por semicírculos onde RD < RB < RE. Se o atleta pedala e utiliza os freios de forma a ter velocidade constante no trecho mostrado, o ponto de maior intensidade da reação normal da pista sobre a bicicleta é 

Dados:

Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2  e a constante da gravitação universal como G = 6,7 × 10–11 m3 kg–1 s–2 e utilize π = 3.

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