Questão 37010

(UNIGRANRIO 2017 - Medicina) 

“Há quatro espécies de girafa – não uma, como se acreditava”

“A ciência reconhecia até hoje a existência de uma única espécie de girafa, dividida em diversas subespécies mais ou menos iguais. Mas um grupo de cientistas da Alemanha realizou a maior análise genética feita até hoje sobre o animal e concluiu que existe não uma, mas quatro espécies de girafa no mundo. Assim, o cruzamento entre as quatro não gera descendentes férteis, o que pode estar contribuindo para o declínio da população desses animais na natureza. Duas das espécies já nascem ameaçadas de extinção”.

(Modificado de Veja, Ciência: http://veja.abril.com.br/ciencia/ha-quatro-especies-de-girafa-nao-uma-como-se-acreditava/).

Assim sendo, sabe-se que dentro de uma definição clássica o táxon em destaque na matéria acima pode ser definido como:

A

Conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período.   

B

Lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada dentro do ecossistema.   

C

Conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis.   

D

Conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado período.   

E

Conjunto de indivíduos diferentes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente ou não, podendo originar descentes estéreis.   

Gabarito:

Conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis.   



Resolução:

a) Incorreta. Ao conjunto de populações de diversas espécies que coexistem no mesmo espaço e tempo dá-se o nome de COMUNIDADE.

b) Incorreta. Ao local dentro do ecossistema onde pode-se encontrar determinada espécie, dá-se o nome de hábitat.

c) Correta. O conceito biológico define espécie como um conjunto de organismos semelhantes que é capaz de se reproduzir de forma natural e gerar descendentes férteis. Como as subespécies de girafas não geram descendentes férteis ao cruzarem entre si, elas devem ser classificadas como espécies distintas.

d) Incorreta. Ao conjunto de indivíduos de mesma espécie coexistindo no mesmo espaço e tempo dá-se o nome de POPULAÇÃO.

e) Incorreta. Uma espécie (táxon) não pode se reproduzir com indivíduos de espécie diferente e originar descendentes férteis, como o comando do enunciado é encontrar a definição de espécie, está afirmação não preenche o requisito.



Questão 23411

(UNIGRANRIO - Medicina 2017)  

Nos ecossistemas, existe um fluxo de energia e de nutrientes como elos interligados de uma cadeia, uma cadeia alimentar. Nela, os “elos” são chamados de níveis tróficos e incluem os produtores, os consumidores (primários, secundários, terciários etc.) e os decompositores.

Em um ecossistema aquático como uma lagoa por exemplo (imagem acima), poderíamos estabelecer as seguintes afirmações EXCETO:

Ver questão

Questão 28031

(Unigranrio - Medicina 2017)  Considere 5 pontos distintos sobre uma reta r e 4 pontos distintos sobre uma reta s, de forma que r seja paralela a s. O número de triângulos com vértices nesses pontos é igual a: 

Ver questão

Questão 28272

As ascídias (imagem acima), são animais marinhos que podem viver isolados ou formando colônias. Uma das formas isoladas muito encontradas nas praias brasileiras lembra, no adulto, um pedaço de piche de aproximadamente 8cm de altura, preso por uma de suas extremidades ao substrato (rochas, cascos de navios etc.).

(Adaptado de Só Biologia: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/bioanimal.php)

 

Dentro da classificação dos seres vivos, as ascídias pertencem à classificação:

Ver questão

Questão 29014

(Unigranrio - Medicina 2017)  Sejam x1, x2 e x3 as raízes da equação x3 + 1 = 0, tomando como base o conjunto dos números complexos. Ao representarmos geometricamente essas raízes no plano de Argand-Gauss, obtemos um triângulo, cujos vértices são os afixos de x1, x2 e x3. A área do triângulo é:

Ver questão