(ENEM/PPL - 2017)
O quadro é um esquema da via de produção de biocombustível com base no cultivo de uma cianobactéria geneticamente modificada com a inserção do gene DGAT. Além da introdução desse gene, os pesquisadores interromperam as vias de síntese de outros compostos orgânicos, visando aumentar a eficiência na produção do biocombustível (triacilglicerol).
Considerando as vias mostradas, uma fonte de matéria-prima primária desse biocombustível é o(a)
ácido graxo, produzido a partir da sacarose.
gás carbônico, adquirido via fotossíntese.
sacarose, um dissacarídeo rico em energia.
gene DGAT, introduzido por engenharia genética.
glicogênio, reserva energética das cianobactérias.
Gabarito:
gás carbônico, adquirido via fotossíntese.
Analisando bem o diagrama, podemos perceber, caro aluno, que existem várias vias anabólicas.
Letra A) está incorreta, pois o ácido graxo, por mais que através dele forma-se o biocombustível triacilglicerol, ele não é uma matéria prima primária, mas sim um porduto intermediário dessa via. Além do mais ele não é produzido a partir da sacarose.
Letra B) está correta, pois o gás carbônico faz parte da via de produção do triacilglicerol e é uma matéria prima primária. Além disso, ele é adquirido via fotossíntese como mostra a figura.
Letra C) está incorreta, pois a sacarose é um produto final de uma das vias mostradas na figura e não é uma fonte para a formação do biocombustível. (A sacarose é um dissacarídeo, mas a alternativa está incorreta.)
Letra D) está incorreta, pois o gene DGAT é introduzido na via de formação do biocombustível apenas no final. Portanto, ele não é uma fonte de matéria prima para o biocombustível.
Letra E) está incorreta, pois o glicogênio é um produto final de uma das vias demonstradas na figura.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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