(EsPCEx - 2014)
Durante o período conhecido por “República Velha”, para assegurar a manutenção do controle das oligarquias sobre a vida política do país foi criada pelo(a)(s)
Congresso Nacional a Comissão de Verificação de Poderes.
Governo Federal a Guarda Nacional, composta de grandes proprietários rurais, que recebiam o título de coronéis.
presidentes estaduais, verdadeiros exércitos que impunham a vontade popular contra a vontade política dos governantes.
Presidente da República, Prudente de Morais, primeiro presidente civil e paulista, a política café com leite.
Constituição dos Estados Unidos do Brasil, o voto de cabresto, que permitia transparência na escolha dos candidatos por parte do eleitor.
Gabarito:
Congresso Nacional a Comissão de Verificação de Poderes.
a) Congresso Nacional a Comissão de Verificação de Poderes.
Correta. Para garantir o domínio das oligarquias, o presidente seguinte, o paulista Campos Salles, montou o esquema conhecido como política dos governadores: o presidente dava suporte aos candidatos oficiais nas eleições estaduais, e os governadores, por sua vez, apoiavam o indicado do governo nas eleições presidenciais. Além disso, o governo mantinha o controle da Comissão de verificação de Poderes do Congresso Nacional, responsável pelos resultados eleitorais e pela diplomação dos eleitos. Organizava-se, assim, a fraude eleitoral, que assegurava a manutenção das oligarquias.
b) Governo Federal a Guarda Nacional, composta de grandes proprietários rurais, que recebiam o título de coronéis.
Incorreta. A Guarda Nacional foi criada em agosto de 1831 com o propósito de defender a constituição, a integridade, a liberdade e a independência do Império Brasileiro.
c) presidentes estaduais, verdadeiros exércitos que impunham a vontade popular contra a vontade política dos governantes.
Incorreta. A chamada política dos governadores, que se baseava nos acordos e alianças entre o presidente da República e os governadores de estado, denominados Presidentes de estado, apoiavam os candidatos fiéis ao governo federal; em troca, o governo federal nunca interferiria nas eleições locais (estaduais).
d) Presidente da República, Prudente de Morais, primeiro presidente civil e paulista, a política café com leite.
Incorreta. Realmente Prudente de Morais foi o primeiro presidente civil e paulista, mas o responsável por assegurar a manutenção do controle das oligarquias sobre a vida política do país foi a Comissão Verificadora dos Poderes.
e) Constituição dos Estados Unidos do Brasil, o voto de cabresto, que permitia transparência na escolha dos candidatos por parte do eleitor.
Incorreta. O voto de cabresto, que consistia em um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública, não foi uma política de Estado, mas sim algo garantido pela figura do coronel, que era um grande fazendeiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava. Desde o Império a fraude eleitoral sempre foi prática recorrente no Brasil, mas foi no momento da Primeira República que a ação fraudulenta teve seu auge, se configurando de diversas formas.
(Espcex (Aman) 2016)
Leia o trecho do romance São Bernardo e dê o que se pede.
“(...)
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada.
(...)
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo?
(...)
Penso em Madalena com insistência. Se fosse possível recomeçarmos... Para que enganar-me? Se fosse possível recomeçarmos, aconteceria exatamente o que aconteceu. Não consigo modificar-me, é o que mais me aflige.
(...)
Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro, nervos diferentes dos nervos dos outros homens. E um nariz enorme, uma boca enorme, dedos enormes.
(...)”
Quanto ao trecho lido, é correto afirmar que:
Ver questão
(EsPCEx - 2011)
Quando a intenção do emissor está voltada para a própria mensagem, quer na seleção e combinação das palavras, quer na estrutura da mensagem, com as mensagens carregadas de significados, temos a função de linguagem denominada
Ver questão
(EsPCEx - 2012)
Leia a estrofe que segue e assinale a alternativa correta, quanto às suas características.
“Visões, salmos e cânticos serenos
Surdinas de órgãos flébeis, soluçantes...
Dormências de volúpicos venenos
Sutis e suaves, mórbidos, radiantes...”
(EsPCEx - 2013)
Assinale a única alternativa que contém a figura de linguagem presente no trecho destacado:
" As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana"