Questão 37784

(ESCOLA NAVAL - 2014)

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Minha amiga me pergunta: por que você fala sempre nas coisas que acontecem a primeira vez e, sobretudo, as comparar com a primeira vez que você viu o mar? Me lembro dessa cena: um adolescente chegando ao Rio e o irmão lhe prevenindo: “Amanhã vou te apresentar o mar.” Isto soava assim: amanhã vou te levar ao outro lado do mundo, amanhã te ofereço a Lua. Amanhã você já não será o mesmo homem.

E a cena continuou: resguardado pelo irmão mais velho, que se assentou no banco do calçadão, o adolescente, ousado e indefeso, caminha na areia para o primeiro encontro com o 

mar. Ele não pisava na areia. Era um oásis a caminhar. Ele não estava mais em Minas, mas andava num campo de tulipas na Holanda. O mar a primeira vez não é um rito que deixe um homem impune. Algo nele vai-se aprofundar.

E o irmão lá atrás, respeitoso, era a sentinela, o sacerdote que deixa o iniciante no limiar do sagrado, sabendo que dali para a frente o outro terá que, sozinho, enfrentar o dragão. E o dragão lá vinha soltando pelas narinas as ondas verdes de verão. E o pequeno cavaleiro, destemido e intimidado, tomou de uma espada ou pedaço de pau qualquer para enfrentar a hidra que ondeava mil cabeças, e convertendo a arma em caneta ou lápis começou a escrever na areia um texto que não terminará jamais. Que é assim o ato de escrever: mais que um modo de se postar diante do mar, é uma forma de domar as vagas do presente convertendo-o num cristal passado.

Não, não enchi a garrafinha de água salgada para mostrar aos vizinhos tímidos retidos nas montanhas, e fiz mal, porque muitos morreram sem jamais terem visto o mar que eu lhes trazia. Mas levei as conchas, é verdade, que na mesa interior marulhavam lembranças de um luminoso encontro de amor com o mar.

Certa vez, adolescente ainda nas montanhas, li urna crônica onde um leitor de Goiás pedia à cronista que lhe explicasse, enfim, o que era o mar. Fiquei perplexo. Não sabia que o mar fosse algo que se explicasse. Nem me lembro da descrição. Me lembro apenas da pergunta. Evidentemente eu não estava pronto para a resposta. A resposta era o mar. E o mar eu conheci, quando pela primeira vez aprendi que a vida não é a arte de responder, mas a possibilidade de perguntar.

Os cariocas vão achar estranho, mas eu devo lhes revelar: o carioca, com esse modo natural de ir à praia, desvaloriza o mar. Ele vai ao mar com a sem-cerimônia que o mineiro vai ao quintal. E o mar é mais que horta e quintal. É quando atrás do verde-azul do instante o desejo se alucina num cardume de flores no jardim. O mar é isso: é quando os vagalhões da noite se arrebentam na aurora do sim.

Ver o mar a primeira vez, lhes digo, é quando Guimarães Rosa pela vez primeira, por nós, viu o sertão. Ver o mar a primeira vez é quase abrir o primeiro consultório, fazer a primeira operação. Ver o mar a primeira vez é comprar pela primeira vez uma casa nas montanhas: que surpresas ondearão entre a lareira e a mesa de vinhos e queijos!

O mar é o mestre da primeira vez e não para de ondear suas lições. Nenhuma onda é a mesma onda. Nenhum peixe o mesmo peixe. Nenhuma tarde a mesma tarde. O mar é um morrer sucessivo e um viver permanente. Ele se desfolha em ondas e não para de brotar. A contemplá-lo ao mesmo tempo sou jovem e envelheço.

O mar é recomeço.

(SANT’ANNA, Affonso Romano de. O mar, a primeira vez. In:_____. Fizemos bem em resistir:
crônicas selecionadas. Rio de Janeiro: Rocco,1994, p. 50-52. Texto adaptado.)

 

No trecho “[...] o carioca, com esse modo natural de ir à praia, desvaloriza o mar.” (6º parágrafo), há um exemplo do uso do acento grave, indicativo de crase. Em que opção o acento grave está corretamente empregado, de acordo com a norma padrão?

A

Para conhecer o mar, foi à pé até Copacabana.   

B

É uma grande alegria comparecer à esta festa na praia.

C

Sempre desejou mostrar o mar às suas queridas irmãs.

D

Quando voltava da escola, viu às amigas na praia.

E

Tinha um importante trabalho à concluir antes de velejar.

Gabarito:

Sempre desejou mostrar o mar às suas queridas irmãs.



Resolução:

[A] Não há artigo feminino antes de “pé”, já que este é um substantivo masculino. Assim, não há crase.

[B] Não há crase antes de pronomes como “esta”, já que não há artigo feminino antecedendo-o.

[C] O verbo mostrar é regido pela preposição “a”: quem mostra, mostra algo a alguém. Assim, temos a junção da preposição com o artigo feminino (que antecede o pronome possessivo feminino “suas”). Há crase, portanto.

[D] Não há preposição “a” regendo o verbo “ver” e, assim, não há crase.

[E] Não se pode colocar artigo antes de verbos e, assim, não é possível haver crase antes de “concluir”.



Questão 3185

ESCOLA NAVAL

(Esc. Naval - 2015)


When a major international software developer needed __________ a new product quickly, the project manager assembled a team of employees from India and the United States. From the start the team members could __________ on a delivery date for the product. The Americans thought the work could be done in two weeks the Indians predicted two to three months. As time went on, the Indian team members proved reluctant __________ setbacks in the production process, which the American team members would find out about only when work was due to be passed to them.


(Adapted from https://hbr.org/2OO6/11/managing-multicultural-teams)

 

Which is the correct option to complete this paragraph from an article on Managing Multicultural Teams?

Ver questão

Questão 3229

ESCOLA NAVAL

(Esc. Naval 2015) 

Which is the correct way to complete the text below?

Many wounder as Moroccan police beat protestor

(Reuters) – Moroccan police beat protesters who defied a ban on demonstrations across the country on Sunday, leading to arrests and dozens of injuries, some of them life threatening, witnesses said.

Much of the anger __________ at the Makhzen, Morocco’s royal court. “Protest is a legal right, why is the Makhzen afraid?”, crowds in Casablanca chanted. “Makhzen get out. Down with despotism.”

A Reuters correspondent __________ seven riot police attacking one bearded man in his 30s, repeatedy hitting his head and body, causing severe bleeding.
“We __________ here to preserve order because of this unauthorized protest”, said a senior police officer on the scene who __________ to give his name.

No one was available at the Interior Ministry to comment on the protesters’ reports.

(Adapted from http://www.linkedin.com)

Ver questão

Questão 3505

ESCOLA NAVAL

(Esc. Naval - 2016) Mark the correct option.

Ver questão

Questão 3506

ESCOLA NAVAL

(Esc. Naval - 2016) Choose the correct option to complete the text below.

International Congress Join us _____ our 2016 International Education Conference _____ Orlando, at the Disney’s BoardWalk Inn! The BoardWalk is located within the Walt Disney World Resort and 10 minutes away _____ the Epcot Theme Park. In addition to the Education Conference, we are also hosting a Business Conference that will be held on the same days, at the same venue.

(Abridged from http://www.cluteinstitute.com/education-conferences/)

Ver questão