Questão 38411

(ENEM - 2010 - 2ª APLICAÇÃO) 

Reclame

Se o mundo não vai bem
a seus olhos, use lentes
... ou transforme o mundo
ótica olho vivo
agradece a preferência

CHACAL et al. Poesia marginal. São Paulo: Ática, 2006.

Chacal é um dos representantes da geração poética de 1970. A produção literária dessa geração, considerada marginal e engajada, de que é representativo o poema apresentado, valoriza

A

o experimentalismo em versos curtos e tom jocoso.

B

a sociedade de consumo, com o uso da linguagem publicitária.

C

a construção do poema, em detrimento do conteúdo.

D

a experimentação formal dos neossimbolistas.   

E

o uso de versos curtos e uniformes quanto à métrica.

Gabarito:

o experimentalismo em versos curtos e tom jocoso.



Resolução:

A) CORRETA: A poesia marginal surgiu na década de 70 com perfil despretensioso e aparentemente superficial, mas com a clara intenção de denunciar o cerceamento de liberdade produzida pela censura da ditadura militar. Os poetas da chamada geração AI5 abandonaram a rigidez formal da poesia erudita, produziram textos curtos com traços antiliterários, por vezes engraçados, e propiciaram a abertura de novas fronteiras para a experimentação de uma enorme variedade de estilos, dicções, novos campos de expressão e  posicionalidades políticas e culturais no trato poético.

B) INCORRETA: a poesia marginal não pretendia valorizar a sociedade de consumo, até porque era por meio das publicidades de produtos que o governo militar impunha a visão ideológica do seu governo. Por isso, os poetas da marginália eram constantes críticos desse material.

C) INCORRETA: por mais que a construção do poema corte frases na metade, o seu conteúdo é muito importante para que alcance os efeitos pretendidos.

D) INCORRETA: não é feita nenhuma retomada aos ideais simbolistas ou neossimbolistas, até porque os poetas desses movimentos tinham ideias bastante decadentista e muito sombrias, algo que não corresponde com a temática desse poema.

E) INCORRETA: os versos não possuem uma uniformidade métrica, isso porque alguns versos são hexassilábicos, outros pentassilábicos e alguns que possuem até sete ou oito sílabas métricas.



Questão 1828

(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!

O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.


A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva

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Questão 1831

(ENEM PPL - 2010) 

Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.

Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).

Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se 

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Questão 2707

 (ENEM PPL - 2010)

AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.

O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a 

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Questão 3051

(Enem PPL 2015)

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