(Uesc 2011) Considere uma barra de liga metálica, com densidade linear de , submetida a uma variação de temperatura, dilatando-se 3,0 mm. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação linear e o calor específico da liga são, respectivamente, iguais a e a , a quantidade de calor absorvida pela barra nessa dilatação é igual, em cal, a
72,0
80,0
120,0
132,0
245,0
Gabarito:
72,0
Primeiro vamos calcular qual foi a variação de temperatura da barra, olhando a dilatação, lembrando que a formula de diatação é:
Mas não sabemos o comprimento inicial dessa barra, porém temos a densidade linear, que podemos associar com:
sendo d a densidade m a massa e L o comprimento. Perceba que é o comprimento e não o volume pois ele te fala a densidade linear e a unidade é g/mm se fosse volume a grandeza de dimensão estaria ao cubo ou seja g/mm³.
então temos:
Agora vamos olhar a quantidade de calor:
Como descobrimos quanto que vale a massa vezes a variação de temperatura podemos substituir:
(UESC - 2011)
A imagem representa a variação da quantidade de DNA ao longo do ciclo celular de uma célula eucariótica.
Em relação aos eventos que caracterizam as mudanças observadas na imagem, pode-se afirmar:
(UESC - 2011)
A Química é uma ciência que estuda fundamentalmente a composição, as propriedades e as transformações das substâncias químicas, das misturas e dos materiais formados por essas substâncias. Para identificá-las, os químicos utilizam um conjunto de propriedades específicas com objetivo de diferenciá-las experimentalmente de uma mistura. O gráfico representa a curva de aquecimento de uma determinada amostra de material sólido em função do tempo.
Uma análise dessas informações e da curva de aquecimento dessa amostra de material permite afirmar:
Ver questão
(UESC) Sejam A um subconjunto não vazio e P(A) o conjunto das partes de A. Se P(A) tem 16 elementos, então o número de elementos de P(A) U A é igual a