Questão 39685

(UFMS 2007) Sobre a história do Rio Grande do Sul, espaço fronteiriço do Brasil meridional, nos séculos dezoito e dezenove, é correto afirmar:

A

O objetivo da colonização açoriana, a partir de meados do século dezoito, foi estratégico, pois visava estabelecer latifúndios agroexportadores que defendessem o domínio da Coroa Espanhola no Brasil meridional.

B

A produção de charque, iniciada na 2a metade do século dezenove, com mão de obra majoritariamente livre, destinava-se ao mercado interno.

C

A parcela da elite rio-grandense, que se revoltou contra o Império, na Guerra Farroupilha, defendia o Federalismo, pois seus interesses políticos e econômicos não eram atendidos pelo centralismo monárquico.

D

Entre os objetivos da imigração alemã, que se iniciou no final do século dezoito, estavam o desenvolvimento da agricultura monocultora, a disseminação da pequena propriedade e a obtenção de soldados para auxiliar na defesa do Império. 

E

À semelhança dos imigrantes italianos que vinham para São Paulo e empregavam-se nas fazendas de café, os que vinham para o Rio Grande do Sul destinavam-se a substituir o trabalho escravo, sem a possibilidade de se tornarem produtores autônomos.

Gabarito:

A parcela da elite rio-grandense, que se revoltou contra o Império, na Guerra Farroupilha, defendia o Federalismo, pois seus interesses políticos e econômicos não eram atendidos pelo centralismo monárquico.



Resolução:

C – essa foi uma das causas da revolução, pois os gaúchos se sentiam deixados de lado pelo governo imperial, de foras das decisões para a sua própria província, se sentindo prejudicados.



Questão 4111

(Ufms 2006) Um carro move-se com velocidade constante de 60 km/h. Começa a chover e o motorista observa que as gotas de água da chuva caem formando um ângulo de 30° com a vertical. Considerando que, em relação à Terra, as gotas caem verticalmente, qual a velocidade em que as gotas de água caem em relação ao carro?

Ver questão

Questão 4141

(Ufms 2008) Seja um rio sem curvas e de escoamento sereno sem turbulências, de largura constante igual a L. Considere o escoamento representado por vetores velocidades paralelos às margens e que cresce uniformemente com a distância da margem, atingindo o valor máximo vmáx no meio do rio. A partir daí a velocidade de escoamento diminui uniformemente atingindo o valor nulo nas margens. Isso acontece porque o atrito de escoamento é mais intenso próximo às margens. Um pescador, na tentativa de atravessar esse rio, parte da margem inferior no ponto O com um barco direcionado perpendicularmente às margens e com velocidade constante em relação à água, e igual a u. As linhas pontilhadas, nas figuras, representam possíveis trajetórias descritas pelo barco ao atravessar o rio saindo do ponto O e chegando ao ponto P na margem superior. Com fundamentos nos conceitos da cinemática, assinale a alternativa CORRETA.

Ver questão

Questão 8889

(UFMS) Considere o gráfico. Determine a afirmativa correta:

Ver questão

Questão 9131

(UFMS)

Numa aula prática de cinética química, um grupo de alunos estudou, nas mesmas condições de temperatura, concentração e pressão, a decomposição do peróxido de hidrogênio, a partir das situações I e II, abaixo descritas:

Situação I: Na presença de íons Fe2+(aq), em meio ácido, em duas etapas:

1ª etapa: H2O2(aq) + 2 Fe2+(aq) + 2 H+(aq)  2 Fe3+(aq) + 2 H2O()

2ª etapa: 2 Fe3+(aq) + H2O2(aq)  2 Fe2+(aq) + O2(g) + 2 H+(aq)

Situação II: Na ausência de íons Fe2+(aq), em meio ácido, em uma única etapa:

2 H2O2(aq)  2 H2O() + O2(g)

A partir da experiência acima descrita, é correto afirmar que:

(01) a velocidade da decomposição do H2O2(aq), em I e II, é a mesma.

(02) os íons Fe2+ se oxidam na 1ª etapa de I, sendo, portanto, oxidantes.

(04) na ausência de íons Fe2+, a decomposição do H2O2(aq) é mais lenta.

(08) na 2ª etapa de I, os íons Fe3+ são oxidantes.

(16) as etapas de I são mais rápidas que a etapa de II.

(32) em I, os íons Fe2+ não são consumidos nas reações.

As afirmativas corretas são:

Ver questão