(Unimontes - 2019)
El laboratorio de un alquimista
[1] Pocas disciplinas científicas definían la complejidad del renacimiento tanto como la alquimia, donde se unían filosofía, ciencia, teología y magia. La tradición data del periodo helenístico, cuando los antiguos alquimistas trataban de crear gemas artificiales y convertir los metales base en oro y plata. En la Edad Media, la práctica se extendió por Europa, donde los teólogos animaban a su reconciliación con el [5] cristianismo.
Con la llegada del Renacimiento, la alquimia se convirtió en una actividad pseudoempresarial, muchos recibían grandes cantidades de los nobles por sus servicios médicos, por la producción de metales preciosos y, por supuesto, por el “elixir de la vida”. Aparecieron infinidad de estafadores que utilizaban trucos de magia y de ilusionismo para “crear” oro y conseguir el patrocinio de los más pudientes. A los que [10] eran desenmascados se los apresaba, torturaba y ejecutaba.
Muchos alquimistas fueron injustamente acusados de adorar al diablo y de brujería. Pero no fueron los alquimistas los únicos que sufrieron. Los clientes que buscaban curas para sus enfermedades a menudo eran tratados con metales como mercurio y plomo, con consecuencias fatales.
Fonte: Vive la Historia, 2017.
* Os números entre colchetes correspondem aos números das linhas do texto original.
De acordo com o texto, podemos afirmar que
os antigos alquimistas criavam pedras semelhantes às naturais.
os alquimistas e os seus clientes foram perseguidos.
todos os alquimistas foram presos.
o ilusionismo começou a partir da alquimia.
Gabarito:
os antigos alquimistas criavam pedras semelhantes às naturais.
[A]
De acordo com o texto, podemos afirmar que os antigos alquimistas criavam pedras semelhantes às naturais. A seguinte frase, presente nas linhas 2 e 3, pode justificar tal afirmação: “La tradición data del periodo helenístico, cuando los antiguos alquimistas trataban de crear gemas artificiales y convertir los metales base en oro y plata.”
Logo, a alternativa correta é a letra A.
(Unimontes-MG–2009) Leia os fragmentos dos textos.
Texto I
“Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covão em trechos de matas, terra preta, pé de serra.
Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia saído dali, pela primeira vez: o Tio Terêz levou-o a cavalo, à frente da sela, para ser crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranças, embaraçadas em sua cabecinha.”
ROSA, 1984. p. 13.
Texto II
“Um dos sonhos da minha vida era ter em casa uma piscina. Tinha aprendido a nadar, já havia disputado mesmo uma competição na piscina do Minas Tênis Clube, categoria de petiz, pretendia me tornar campeão, nadando no mínimo tão bem como Tarzã.”
SABINO, 2008. p. 44.
Faça uma leitura comparativa dos fragmentos de textos retirados das narrativas “Campo geral”, de Guimarães Rosa, e O menino no espelho, de Fernando Sabino, e assinale a alternativa que está INCORRETA.
(Unimontes 2011) Durante um experimento, utilizou-se uma mistura gasosa com o propósito de simular a atmosfera de um planeta hipotético. Foram misturados, a 300 ºC, 0,320 g de metano, CH4, 0,175 g de argônio, Ar, e 0,225 g de nitrogênio, N2. Considerando que a pressão parcial do nitrogênio é igual a 0,15 atm, é INCORRETO afirmar que
Ver questão(Unimontes 2014) Os hidroclorofluorocarbonetos, HCFC, têm sido propostos e usados como substituintes dos CFC nas aplicações refrigerantes. As moléculas de HCFC geralmente se quebram antes de atingir a estratosfera e, consequentemente, trazem menos ameaças à camada de ozônio. Um exemplo de HCFC é o CHCℓ2F. Em relação à molécula de CHCℓ2F é CORRETO afirmar:
Ver questão
(Unimontes 2011)
A figura abaixo apresenta uma série de desintegração nuclear para o Urânio-238 até a formação do núcleo estável de Chumbo-206.
Em relação aos processos de decaimento subsequentes do U-238 até a formação do Pb-206, o número de partículas alfas e betas perdidas corresponde, respectivamente, a
Ver questão