(Ufjf 2007) Um bloco de gelo com 5 kg de massa encontra-se a - 20 °C.
Dados: calor específico: gelo (cg = 0,50 cal g-1 (°C)-1), chumbo (cc = 0,031 cal g-1 (°C)-1)
calor latente de fusão: gelo (Lg = 80 cal g-1), chumbo (Lc = 5,9 cal g-1)
temperatura de fusão: gelo (Tg = 0 °C), chumbo (Tc = 327,3 °C)
a) Calcule a quantidade de calor necessário para derreter completamente o bloco de gelo.
b) Com o calor necessário para derreter o bloco de gelo calculado no item acima, qual seria a massa de um bloco de chumbo que poderia ser derretido, se esse bloco de chumbo estivesse inicialmente, também a - 20 °C?
c) A que grandeza(s) física(s) você atribui essa diferença na massa que você calculou no item b)?
Gabarito:
Resolução:
Resposta:
a) Q = 450000 cal
b) m 27 kg
(Ufjf 2003) Com os versos "Cantando espalharei por toda a parte, / Se a tanto me ajudar o engenho e a arte.", Camões explica que o propósito de "Os Lusíadas" é divulgar os feitos portugueses. Sobre esse poema épico, só é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir mostra um sistema de duas partículas puntiformes A e B em repouso, com cargas elétricas iguais a Q, separadas por uma distância r. Sendo K, a constante eletrostática, pode-se afirmar que o módulo da variação da energia potencial da partícula B na presença da partícula A, quando sua distância é modificada para 2r, é:
Ver questão
(Ufjf 2007) A figura a seguir representa a planificação de um poliedro convexo.
O número de vértices deste poliedro é:
Ver questão(Ufjf 2012) Uma peça de ornamentação confeccionada com vidro possui a forma de um prisma regular reto, cuja base é um triângulo equilátero. Em seu interior, há uma esfera representando o globo terrestre, que tangencia cada face do prisma. Sabendo que o raio da esfera é r, qual é o volume do prisma?
Ver questão