(ENEM LIBRAS - 2017) Os cartógrafos portugueses teriam falseado as representações do Brasil nas cartas geográficas, fazendo concordar o meridiano com os acidentes geográficos de forma a ressaltar uma suposta fronteira natural dos domínios lusos. O delineamento de uma grande lagoa que conectava a bacia platina com a amazônica já era visível nas primeiras descrições geográficas e mapas produzidos por Gaspar Viegas, no Atlas de Lopo Homem (1519), nas cartas de Diogo Ribeiro (1525-27), no planisfério de André Homen (1559), nos mapas de Bartolomeu Velho (1561).
KANTOR, Í. Usos diplomáticos da ilha-Brasil: polêmicas cartográficas e historiográficas. Varia Historia, n. 37, 2007 (adaptado).
De acordo com a argumentação exposta no texto, um dos objetivos das representações cartográficas mencionadas era
garantir o domínio da Metrópole sobre o território cobiçado.
demarcar os limites precisos do Tratado de Tordesilhas.
afastar as populações nativas do espaço demarcado.
respeitar a conquista espanhola sobre o Império Inca.
demonstrar a viabilidade comercial do empreendimento colonial.
Gabarito:
garantir o domínio da Metrópole sobre o território cobiçado.
O texto evidencia que cartógrafos portugueses falseavam representações do Brasil nas cartas geográficas. Forçaram a coincidência do meridiano com acidentes geográficos de forma (com rios, montanhas…) para fazer-se uma suposta fronteira natural para os domínios lusos
De acordo com a argumentação exposta no texto, um dos objetivos das representações cartográficas mencionadas era
a) garantir o domínio da Metrópole sobre o território cobiçado.
Correta. Ao forçar ou fingir uma fronteira natural em concordância com o meridiano de referência a Metrópole garantia seu domínio sobre o território que cobiçava, muitas vezes maior do que aquele estabelecido pelos tratados. Isto era possível por meio das falsificações cartográficas.
b) demarcar os limites precisos do Tratado de Tordesilhas.
Incorreta. O objetivo das representações cartográficas falsas mencionadas do texto era demarcar limites imprecisos que estendiam as limitações do tratado
c) afastar as populações nativas do espaço demarcado.
Incorreta. As representações cartográficas mencionadas pelo texto não tratam sobre as populações nativas
d) respeitar a conquista espanhola sobre o Império Inca.
Incorreta. As representações cartográficas mencionadas pelo texto referem-se a divisão de todos os domínios entre Espanha e Portugal
e) demonstrar a viabilidade comercial do empreendimento colonial.
Incorreta. As representações cartográficas mencionadas pelo texto não fazem referência a questões comerciais.
(ENEM LIBRAS - 2017) Os guaranis encontram-se hoje distribuídos pela Bolívia, Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina. A condição de guarani remete diretamente para a ideia de pertencimento e para as relações de parentesco. Daí a importância da concepção de território como espaço de comunicação. Eles têm parentes nos diversos países e seguem se visitando regularmente. Os guaranis seguem com noções e conceitos próprios de fronteira, uma ideia mais sociológica e ideológica, que inclui, exclui e define quem pertence e quem não pertence a determinado grupo social.
O dilema das fronteiras na trajetória guarani. Entrevista especial com Antônio Brand. Disponível em: www.ihuonline.unisinos.br. Acesso em: 15 ago. 2013 (adaptado).
De acordo com o texto, o processo de demarcação das terras reivindicadas por esse povo enfrenta como dificuldade o(a)
Ver questão
(ENEM LIBRAS- 2017)
Um modelo de automóvel tem seu valor depreciado em função do tempo de uso segundo a função com t em ano. Essa função está representada no gráfico.
Qual será o valor desse automóvel, em real, ao completar dois anos de uso?
Ver questão
(ENEM LIBRAS - 2017)
Desde a década de 1960, os registros realizados pelo laboratório de Mauna Loa, no Havaí, no topo do vulcão do mesmo nome, revelavam impressionantes resultados: as concentrações de dióxido de carbono aumentavam a cada ano, intensificando o efeito estufa. Os cientistas passaram a acompanhar anualmente os relatórios de Mauna Loa e, de fato, o padrão não mudou, mas o aumento foi cada vez mais rápido: de 315 partes por milhão em 1958, para 370 em 2002.
VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (Org.). Reflexões sobre a geografia física do Brasil.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
Os resultados da pesquisa apresentada demonstram a contribuição da tecnologia para
Ver questão
(ENEM LIBRAS - 2017)
Grandes quantidades de enxofre são lançadas na atmosfera diariamente, na forma de dióxido de enxofre (SO2), como decorrência de atividades industriais e de queima de combustíveis fósseis.
Em razão da alta concentração desses compostos na atmosfera, regiões com conglomerados urbanos e polos industriais apresentam ocorrência sazonal de
Ver questão