Questão 40494

(UFMA - 2007)

Ao longo da história do pensamento ético, várias questões surgiram e, com elas, a ética impulsionou-se. O pensador inglês David Hume formulou uma dessas questões. Assinale a alternativa que traz a questão proposta por David Hume relativa à ética.

A

Os fundamentos da ética assentam-se na racionalidade, ou na sentimentalidade.

B

A ética é uma formulação legal que visa ao bem comum, ou um instrumento de dominação da classe dominante.

C

O problema da ética está centrado na dúvida insolúvel de saber se as regras são necessárias e perenes, ou não.

D

A dúvida primordial no campo da ética é a de saber se esta deve aspirar à universalidade ou à particularidade.

E

David Hume não apontou questão nenhuma, apenas sugeriu que a ética deve ser formulada a partir da noção de utilidade.

Gabarito:

O problema da ética está centrado na dúvida insolúvel de saber se as regras são necessárias e perenes, ou não.



Resolução:

c) Correta. O problema da ética está centrado na dúvida insolúvel de saber se as regras são necessárias e perenes, ou não.
Em Tratado da Natureza Humana, Hume apresenta uma teoria ética que aponta o problema do campo: a dúvida insolúvel sobre a origem das regras morais e seu caráter (perenes e necessárias ou não). O autor inglês afirma que as distinções morais não são derivadas da razão. As ações humanas são fundadas nas paixões, nos impulsos e nos sentimentos. A ação moral, então, depende de associações marcadas por tais sentimentos, como a simpatia e a benevolência. Para Hume, a razão só atua nas relações entre ideias ou questões empíricas, de forma que não é capaz de, por si só, explicar e fundamentar um caráter moral das ações humanas; a razão é inativa e não tem influência sobre as propensões naturais. Assim, conclui que os seres humanos agem motivados por um desejo, o que se relaciona mais aos sentimentos do que ao raciocínio. Afirma que “a razão é, ou deveria ser, apenas a escrava das paixões” e, ainda: “ (…) uma vez que o vício e a virtude não são descobertos apenas por meio da razão, deve ser graças a um sentimento que estabelecemos a diferença”. Em “As Distinções (…)”, Hume examina a moral do ponto de vista prático, analisando as diferenças entre vícios e virtudes, um confronto entre Juízo Moral e Juízos que podem ser Falso ou Verdadeiro. “A verdade e a falsidade consistem na concordância ou discordância com as relações reais das ideias, ou com a existência real das coisas. Portanto, tudo que não seja suscetível a essa concordância ou discordância é incapaz de ser verdadeiro ou falso e nunca pode ser objeto de nossa razão”. Por fim, Hume argumenta que, mesmo fundamentadas em paixões, as distinções morais não caem em relativismo moral. Os princípios morais gerais e a faculdade de sentido moral que os reconhece são comuns a todos os seres humanos. 

 

a) Incorreta. Os fundamentos da ética assentam-se na racionalidade, ou na sentimentalidade.
Os fundamentos da ética não podem se assentar na racionalidade.

b) Incorreta. A ética é uma formulação legal que visa ao bem comum, ou um instrumento de dominação da classe dominante.
A ética humeana não tem qualquer relação com essas ideias.

d) Incorreta. A dúvida primordial no campo da ética é a de saber se esta deve aspirar à universalidade ou à particularidade.
A ética não pode aspitar à universalidade.

e) Incorreta. David Hume não apontou questão nenhuma, apenas sugeriu que a ética deve ser formulada a partir da noção de utilidade.
David Hume não foi proponente da utilidade como base da ética, pois quem fundamentou o utilitarismo foi Jeremy Bentham e J.S. Mil.



Questão 3180

(UFMA)

The interrogative form of the sentence “The French captain learned the language of the indians” is:

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Questão 14607

(UFMA - 2009)

O homem sempre buscou explicações sobre os aspectos essenciais da realidade que o cerca e sobre sua própria existência. Na Grécia antiga, antes da filosofia surgir, essas explicações eram dadas pela mitologia e tinham, portanto, um forte caráter religioso. Historicamente, considera-se que a filosofia tem início com Tales de Mileto, em razão de ele ter afirmado que “a água é a origem e a matriz de todas as coisas”. Nesse sentido, pode-se dizer que a frase de Tales tem caráter filosófico pelas seguintes razões:

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Questão 14620

(Ufma 2006) No capítulo X do livro VIII da Ética a Nicômaco, Aristóteles discursa sobre as constituições existentes, bem como sobre suas características. Tomando por base suas observações, é correto afirmar:

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Questão 15219

(Ufma 2009) A narrativa de Thomas More descreve uma ilha imaginária onde vive um povo com costumes bem diferentes do existente na Europa e, em especial, na Inglaterra do sec. XVI. 

Dentre os vários contrastes entre a ilha de Utopus e a Sociedade Real da época, está a maneira singular dos utopianos em exercerem o poder do Estado. Qual o mecanismo de legitimação do Estado que Thomas More considera mais adequado?

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