(UNIOESTE - 2011)
“O mito é uma narrativa. É um discurso, uma fala. É uma forma de as sociedades espelharem suas contradições, exprimirem seus paradoxos, dúvidas e inquietações. Pode ser visto como uma possibilidade de se refletir sobre a existência, o cosmos, as situações de ‘estar no mundo’ ou as relações sociais”.
Everado Rocha.
Mediante essa definição geral de mito é correto afirmar que
as sociedades com conhecimentos científico, tecnológico e filosófico complexamente constituídos não possuem mitos, pois eliminaram as duvidas e os paradoxos.
Platão, um dos filósofos mais estudados e influentes do pensamento ocidental, não recorria aos mitos em seus diálogos, apesar de ter sido o primeiro a utilizar o termo mitologia.
alguns mitos oferecem modelos de vida e podem servir como referências para a vida de muitas pessoas mesmo no século XXI.
as sociedades antigas, ocidentais e orientais, foram fundadas sobre o mesmo mito primitivo, variando, apenas, os nomes de seus personagens.
todas as afirmações acima estão corretas.
Gabarito:
alguns mitos oferecem modelos de vida e podem servir como referências para a vida de muitas pessoas mesmo no século XXI.
c) Correta. alguns mitos oferecem modelos de vida e podem servir como referências para a vida de muitas pessoas mesmo no século XXI.
O texto diz que o mito, como uma narrativa, representa um discurso, uma fala de uma sociedade, expressando suas contradições, dúvidas e angústias. É uma forma de reflexão acerca da existência e do universo, assim como da existência no mundo e das relações sociais. Não somente o mito tem essas características, mas a religião também (não à toa eram chamadas de narrativas mítico-religiosas na Grécia antiga). Então, percebe-se que essa esfera do pensamento humano, pautada no divino, místico e espiritual para explicar a realidade, não foi abandonada; até hoje, existem muitos adeptos de religiões. Essas narrativas, incluindo os mitos, influenciam pessoas até os dias de hoje, constituindo modelos e referências de vida.
Os mitos são uma forma do ser humano de se integrar à realidade que observa, atribuindo sentido à sua existência para não se sentir deslocado e atemorizado diante de um mundo vasto e perigoso. Assim, os mitos podem acomodar o homem em meio aos seus problemas, dar-lhe força e coragem, como um estímulo para enfrentar as dificuldades que encontra na vida, além de lhe oferecer conforto diante da morte com a perspectiva de um pós-vida ou retribuição eterna. Assim, essas narrativas sempre fizeram parte da vida humana, não apenas na antiguidade ou em "formas primitivas de sociedades".
a) Incorreta. as sociedades com conhecimentos científico, tecnológico e filosófico complexamente constituídos não possuem mitos, pois eliminaram as duvidas e os paradoxos.
Não se pode afirmar que as sociedades com formas desenvolvidas de conhecimento eliminaram dúvidas e paradoxos. Além disso, mesmo nas sociedades "cientificamente desenvolvidas", ainda existem expressões religiosas e míticas, que são uma forma de acomodar os indivíduos, oferecendo respostas e conforto em meio ao desconhecido.
b) Incorreta. Platão, um dos filósofos mais estudados e influentes do pensamento ocidental, não recorria aos mitos em seus diálogos, apesar de ter sido o primeiro a utilizar o termo mitologia.
Platão recorria muito aos mitos na sua filosofia, para explicar suas ideias, como, por exemplo, na alegoria da caverna para apontar a dualidade entre o mundo sensível, com suas amarras e privações, e o inteligível.
d) Incorreta. as sociedades antigas, ocidentais e orientais, foram fundadas sobre o mesmo mito primitivo, variando, apenas, os nomes de seus personagens.
Não se pode afirmar que todas as sociedades, ocidentais e orientais, se fundaram sobre "um mesmo mito primitivo", tanto que é possível observar a variedade de histórias que circulam entre as diferentes culturas, apesar das semelhanças já encontradas.
e) Incorreta. todas as afirmações acima estão corretas.
Apenas a alternativa [C] está correta.
(Unioeste 2017) Em Terras do sem fim, quem é a personagem que, caracterizada pelo engrandecimento, aparece no romance através de histórias marcadas pela superstição, violência e desonestidade: venda da alma ao diabo, tocaia interesseira e mortes bárbaras: “cortara-lhe as orelhas, a língua, o nariz e os ovos”?
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(UNIOESTE - 2012)
Brazil presidency website hacked, jammed in attack claimed by Lulz collective
A cyber attack blocked traffic to the website of the Brazilian presidency and two other government sites on Wednesday, authorities said.
The Brazilian branch of the Lulz Security hacking collective claimed responsibility for the attacks.
Lulz members have claimed responsibility for recent attacks on the site of electronics giant Sony, along with the CIA web page and the U.S. Senate computer system.
The Brazilian president’s office said in a statement that attacks on the website of the presidency, along with the nation’s internal revenue service and a government portal began around 12:30 a.m. and lasted until 3 a.m.
The government said it stopped the hackers from obtaining data from the websites, but that the attacks made them inaccessible for about an hour.
Hours later, people who claimed to be Lulz members said on Twitter that they had taken down the website of oil company Petrobras, whose website was down Wednesday afternoon. Petrobras would not confirm whether the problems with its website were caused by an attack.
On a Twitter page in the name of the Brazilian branch of Lulz, posters justified the apparent attack on the Petrobras website by complaining about the price of gasoline in Brazil.
“Wake up Brazil! We no longer want to buy gas at 2.75 to 2.78 reals ($1.73 to $1.75) and export for half of that price!” stated one tweet from the group.
Adapted from: http://www.washingtonpost.com/world/americas/brazil-presidency-website-hacked-jammed-in-attack-claimed-by-lulz-collective/2011/06/22/AGb53KgH_story.html
Which verb form is used in the sentence: “Wake up Brazil!”.
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(UNIOESTE - 2012)
Brazil police occupy Rio favela in World Cup operation
Brazilian security forces have occupied one of Rio de Janeiro's biggest slums as part of a major crackdown ahead of the 2014 World Cup and 2016 Olympics.
Some 800 police and special forces moved into the Mangueira shantytown, without needing to fire a shot, having announced the raid in advance.
The slum – or favela – is close to Rio's famous Maracana stadium, where the World Cup final will be played.
The pre-dawn operation involved armoured vehicles and helicopters. According to the newspaper, O Globo, leaflets were thrown out of the helicopters, some with photos of wanted criminals. Others were printed with the police special forces' telephone number so that residents could pass on information about drugs traffickers or weapons.
BBC Brazil correspondent Paulo Cabral says most of Mangueira's residents co-operated with the operation, as they want to rid the area of drug dealers.
He says that Rio's authorities are making an effort to gain the trust of those living in the slums, who – after decades of abuse – have got used to seeing the police as their enemy.
Mangueira – home to one of Rio's most famous samba schools – is the 18th favela that the authorities have occupied recently.
Adapted from: http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-13833037
“got used to” refers to:
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