(UNCISAL - 2012)
A filosofia de Santo Agostinho é essencialmente uma fusão das concepções cristãs com o pensamento platônico. Ele considera que é a ação de Deus que leva o homem a atingir as verdades superiores. Para isso, desenvolveu explicações por meio do que foi chamado de:
Escolha uma:
Teoria da Emanação Etérea.
Teoria da Iluminação.
Teoria Maniqueísta.
Teoria da Predestinação.
Teoria da Providência Divina.
Gabarito:
Teoria da Iluminação.
b) Correta. Teoria da Iluminação.
A doutrina da iluminação de Santo Agostinho considera que o homem conhece as coisas mediante a iluminação divina sobre sua mente. A Teoria da Iluminação compreende os seguintes movimentos: o homem busca a Deus e é levado ao seu interior; encontra Deus no interior de si mesmo, como uma luz que ilumina-o internamente. Essa luz é Cristo, que habita o homem interior. A diferença está em que, para Agostinho, esse movimento dá-se tanto no intelecto como na vontade, pois, apenas pelo razão, não se pode fixar a presença divina no homem, pois o ser humano deseja tanto conhecer como fruir Deus, e a fruição é um ato da vontade. A transformação da vontade só ocorre pela iluminação divina, o que se diferencia do platonismo, cujo conhecimento da verdade e do bem dá-se no campo da razão, suficiente para mover o homem em direção a elas.
a) Incorreta. Teoria da Emanação Etérea.
Essa é uma noção atrelada a Plotino, contra a qual Agostinho se opõe.
c) Incorreta. Teoria Maniqueísta.
O maniqueísmo é uma das doutrinas que Agostinho condena e critica, , uma seita filosófica a qual ele havia aderido antes de sua conversão ao cristianismo. O mal, enquanto princípio ontolológico, supõe a existência de uma substância má, que, para existir, ou é um princípio mal criado por Deus, sendo totalmente bom — contradição que o filósofo patrístico não pode aceitar — ou um princípio independente, em oposição ao Deus, como um princípio bom — noção igualmente rejeitada por ele, pois isso limitaria o poder e a unidade de Deus.
d) Incorreta. Teoria da Predestinação.
Essa é uma alternativa distratora, pois a teoria da predestinação dos calvinistas é derivada de Agostinho, porém ela não se refere ao tema em questão.
e) Incorreta. Teoria da Providência Divina.
Não se refere ao tema em questão.
(Uncisal 2012) Os preceitos que fundam a democracia grega clássica e a democracia contemporânea diferem na definição de cidadão que cada uma apresenta. Ao contrário da Grécia Antiga, a nossa democracia possui características próprias que refletem a evolução do pensamento e o avanço da participação política. No tocante a mulher, sua exclusão no contexto da democracia clássica encontra justificativa
Ver questão(Uncisal 2012) O conhecimento mítico apresenta características próprias que o diferencia de outros modos de conhecer. Ele invariavelmente se vincula ao conhecimento religioso, mas conserva suas funções especificas: acomodar e tranquilizar o homem em meio a um mundo caótico e hostil. Nas sociedades em que ele se apresenta como um modo válido de explicação da realidade assume uma abrangência tamanha que determina a totalidade da vida, tanto no âmbito público como privado. Com referência ao conhecimento mítico, é incorreto afirmar que
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(UNCISAL - 2011)
Na Grécia Antiga, o filósofo Sócrates ficou famoso por interpelar os transeuntes e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de determinado assunto. Mas durante o diálogo, Sócrates colocava o interlocutor em situação delicada, levando-o a reconhecer sua própria ignorância. Em virtude de sua atuação, Sócrates acabou sendo condenado à morte sob a acusação de corromper a juventude, desobedecer às leis da cidade e desrespeitar certos valores religiosos. Considerando essas informações sobre a vida de Sócrates, assim como a forma pela qual seu pensamento foi transmitido, pode-se afirmar que sua filosofia
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(UNCISAL - 2011)
Um dos textos mais consagrados da história da filosofia é a alegoria da caverna, escrito por Platão. Sobre esse texto, pode-se afirmar que
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