(UPE - 2018) Quando, em 1815, a Coroa elevou o Brasil à condição de “reino”, o evento foi comemorado localmente, com a invocação de metáforas seculares acerca do triunfo da civilização europeia sobre a selvageria indígena. A “antiga nudez” da América, escreveu um cronista no Rio, cobria-se agora com a “coroa brilhante” e “o real manto de púrpura” do próprio monarca português.
SCHULTZ, K. A crise do Império e a questão da escravidão.p.70/71. Fonte: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/88/88
O texto aponta para a mudança do estatuto da condição de colônia do Brasil, que, mesmo assim, não conseguiu alterar práticas e realidades coloniais, tais como a
escravidão.
industrialização.
servidão voluntária.
superioridade racial.
dependência cultural.
Gabarito:
escravidão.
a) escravidão.
Correta. Com a derrota de Napoleão em 1815 na batalha de Waterloo, foi realizado o Congresso de Viena visando refazer o mapa Europeu e restaurar a velha ordem apoiados em princípios, tais como, legitimidade, restauração e equilíbrio. Neste contexto, o Brasil perdeu o estatuto de colônia tornando-se “Reino Unido a Portugal e Algarves”, porém tal título nada significava para a grande maioria da população brasileira composta por negros, índios e mestiços. O enunciado pede um prática, uma atividade que era realizada aqui no Brasil que não foi alterada devido à mudança do estatuto da condição de colônia do Brasil. Dentre as alternativas a única prática, a única que apresenta uma atividade realizada é a escravidão.
b) industrialização.
Incorreto. Não há nada no texto que indique uma industrialização.
c) servidão voluntária.
Incorreto. Não há nada no texto que indique uma servidão voluntária.
d) superioridade racial.
Incorreto. Podemos mensurar que em relação à superioridade racial, os moldes e os parâmetros desse elemento foram alterados com a substituição do regime colonial, e somente o escravagismo permaneceu. Havia a noção de superioridade racial, mas tal status não era inerente ao regime político, e sim à sociedade e os moldes nos quais ela se conformou nesse contexto.
e) dependência cultural.
Incorreto. Podemos mensurar tanto em relação à dependência cultural, os moldes e os parâmetros desses elementos foram alterados com a substituição do regime colonial, e somente o escravagismo permaneceu. Havia dependência cultural (porque a vanguarda cultural, isto é, quem ditava seus rumos, era a Europa), mas tal status não era inerente ao regime político, e sim à sociedade e os moldes nos quais ela se conformou nesse contexto.
(Upe-ssa 2017) O gráfico a seguir traz o perfil de uma curva de titulação da adição de ácido sobre determinada amostra.
O gráfico indica que o titulado é uma
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(UPE SSA - 2016) Durante a Segunda Guerra Mundial, o estilo chamado ready-to-wear (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Por meio dos catálogos de venda por correspondência, com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.
CALADO, Selma Copiano. A moda na Segunda Guerra Mundial. Salvador: Unisal, p. 26. (Adaptado).
A principal causa socioeconômica para a proliferação desse estilo foi a
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(UPE/SSA - 2016) Leia o texto a seguir:
Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes.
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003 Acesso em: junho 2015.
A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de
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(Upe-ssa 2017) Suponha que, em uma prova olímpica de ciclismo BMX, presente nos Jogos Olímpicos desde a Olimpíada de Pequim 2008, um atleta percorre um trecho de pista de corrida cujo corte lateral é mostrado na figura a seguir.
A partir desse corte, percebe-se que o atleta viaja por segmentos de pista retos e por semicírculos onde RD < RB < RE. Se o atleta pedala e utiliza os freios de forma a ter velocidade constante no trecho mostrado, o ponto de maior intensidade da reação normal da pista sobre a bicicleta é
Dados:
Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 e a constante da gravitação universal como G = 6,7 × 10–11 m3 kg–1 s–2 e utilize π = 3.
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