Questão 40850

PEQUENO PRINCIPE

(Fac. Pequeno Príncipe - Medici 2018)  A relação de dependência em que uma nação mais forte e rica impõe sobre outra sua supremacia econômica, industrial e tecnológica é denominada imperialismo ou neocolonialismo. Essa nova dominação podia ser feita pela expansão violenta ou de maneira sutil, agindo essencialmente nos setores econômicos das nações subdesenvolvidas ou em desenvolvimento, principalmente pela concessão de créditos financeiros, tecnologia e investimentos. Assinale a alternativa CORRETA sobre a dominação imperialista no continente africano. 

A

A partilha da África, segundo os interesses das potências imperialistas, reorganizou a economia agrícola africana, que era predominantemente voltada para o mercado externo, buscando atender às necessidades dos países europeus, inclusive com a exportação de grande contingente de mão de obra escravizada.

B

A Revolução Industrial valorizou o continente africano, sobretudo por sua potencialidade pouco explorada de matérias-primas e pelo possível mercado consumidor dos artigos industrializados.

C

A dominação europeia sobre o continente africano trouxe grandes benefícios à população local devido aos investimentos financeiros feito pelos países europeus no continente.  

D

A maioria dos africanos não se opôs ao domínio europeu, pois, a presença estrangeira significava desenvolvimento.

E

O imperialismo europeu sobre o continente africano foi marcado pela desagregação das populações locais devido ao grande número de escravizados que foram vendidos para as Américas.

Gabarito:

A Revolução Industrial valorizou o continente africano, sobretudo por sua potencialidade pouco explorada de matérias-primas e pelo possível mercado consumidor dos artigos industrializados.



Resolução:

a) A partilha da África, segundo os interesses das potências imperialistas, reorganizou a economia agrícola africana, que era predominantemente voltada para o mercado externo, buscando atender às necessidades dos países europeus, inclusive com a exportação de grande contingente de mão de obra escravizada.

Incorreta. A reorganização da economia agrícola africana transformando esta para algo voltado ao mercado externo é o que ocorre após a início do imperialismo. 

b) A Revolução Industrial valorizou o continente africano, sobretudo por sua potencialidade pouco explorada de matérias-primas e pelo possível mercado consumidor dos artigos industrializados.

Correta. No Imperialismo do século XIX, movidos pelas necessidades advindas da Segunda Revolução Industrial, os países europeus dirigiram-se à África em busca de matéria-prima, mão de obra barata e mercado consumidor. 

c) A dominação europeia sobre o continente africano trouxe grandes benefícios à população local devido aos investimentos financeiros feito pelos países europeus no continente. 

Incorreta. O imperialismo não trouxe grande benefícios à população local, apenas explorou esta 

d) A maioria dos africanos não se opôs ao domínio europeu, pois, a presença estrangeira significava desenvolvimento.

Incorreta. Há sim uma ampla oposição ao domínio europeu

e) O imperialismo europeu sobre o continente africano foi marcado pela desagregação das populações locais devido ao grande número de escravizados que foram vendidos para as Américas.

Incorreta. O imperialismo ocorre no período da Revolução Industrial no qual a mão de obra assalariada é almejada. Ademais, o “grande número de escravizados que foram vendidos para as Américas” ocorreu no período anterior, no período colonial



Questão 12962

PEQUENO PRINCIPE

(Fac. Pequeno Príncipe - 2016) Leia o texto a seguir:

“A abertura dos portos às nações amigas, em 1808, permitiu que o Brasil fosse invadido por artigos importados dos mais variados, principalmente de origem inglesa. Os produtos ligados à indumentária e à beleza deram novo fôlego à vaidade dos homens e mulheres de então. O período imperial no Brasil foi marcado por modos e modas que acompanharam as grandes mudanças políticas, econômicas e sociais. Roupas, acessórios, joias e penteados revelam como se comportavam as pessoas, a sutileza de seus costumes e os códigos secretos da vida em sociedade.

O acesso aos itens de luxo, entretanto, não tornou os moradores das terras brasileiras mais elegantes aos olhos dos viajantes estrangeiros.”

(RASPANTI, Márcia Pinna. Que deselegantes. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/que-deselegantes>. Acesso em: 4 out. 2015.)

A partir da leitura do texto, é possível afirmar:

I. Com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, os brasileiros tiveram mais acesso aos produtos ingleses.
II. As mudanças ocorridas nos modos e na moda no contexto do período Imperial brasileiro foram bastante sutis.
III. Roupas, acessórios e joias são itens supérfluos que pouco informam sobre os costumes de uma época.
IV. Os viajantes estrangeiros que passaram pelo Brasil nesse período não registraram informações relevantes sobre a vestimenta dos brasileiros.

Está(ão) CORRETA(S):

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Questão 22852

PEQUENO PRINCIPE

(Fac. Pequeno Príncipe - Medicina -  2016)

Choose the correct alternative to complete the blanks in the correct tense with the verbs in parentheses.

“My boyfriend, John, and I 1__________ (be) together for about six months. My 16th birthday was coming up and I was so excited because my previous birthdays 2__________ (be) bad. Of course I was 3__________ (crush) when he told me his family was going away to Florida that weekend! While he was 4__________ (go), my sister 5__________ (take) me to the mall to get my mind off it. The whole time I kept texting him how much I missed him. I really 6__________ (start) to get bummed out and we 7__________ (shop) all day, so she decided to take me home. On the way, my sister said she wanted to stop at her boyfriend's house to say hi. When we 8__________ (walk) in my friends all screamed, ‘Surprise!’ I was happy about the party but still upset because John wasn't there. Then my sister told me to go to the closet to get my presents. I walked over and opened the door, and there stood John with a big red ribbon on his shirt! It turns out he 9__________ (plan) the whole party just so I could finally have an amazing birthday. I couldn't 10__________ (ask) for a better day, or a better boyfriend!”

Disponível em: . Acesso em: junho de 2015.

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Questão 28003

PEQUENO PRINCIPE

Observe a imagem a seguir:

Podemos verificar na imagem uma série de informações relativas à Revolução Industrial, seu processo de consolidação e expansão para outros países, focando principalmente nas grandes potências industriais. Assim sendo, analise as proposições a seguir.

 

I. O momento de maturidade industrial ocorre, em geral, décadas após o início do período de industrialização nos vários países que receberam e passaram por sua respectiva Revolução Industrial.

II. Por volta do final do século XVIII, assistimos a um fenômeno reconhecido como Revolução Industrial, que ocorre na Inglaterra, mas que, depois, paulatinamente, se expandiu para outros países, principalmente ao longo do século XIX.

III. O processo de globalização mundial, relacionado com a expansão de padrões monetários baseados no Euro, no capitalismo financeiro e na seleção de regiões acessíveis a um mercado de bens duráveis em expansão, se deu em grande parte, por volta do século XVIII.

IV. Poucas regiões foram capazes de desenvolver uma sociedade de consumo, sendo restritos a alguns países da Europa Ocidental, EUA e Japão.

 

Baseando-se em seus conhecimentos prévios e na análise dos dados apresentados na imagem, marque a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 

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Questão 38841

PEQUENO PRINCIPE

(Fac. Pequeno Príncipe - Medici 2016)  Quando a professora de biologia demonstrou, utilizando o mapa abaixo, o impacto das atividades humanas sobre a vegetação brasileira, a sala de aula dividiu-se entre os espantados e os incrédulos. Os primeiros ficaram chocados com a quase total destruição da paisagem vegetal observada nos estados de Alagoas, Espírito Santo e Paraná, por exemplo. Os incrédulos afirmam que o mapa estava exagerando o avanço das atividades humanas sobre a vegetação nativa e que, portanto, o mapa estava distorcendo demais a realidade.

Brasil - retração da vegetação nativa entre 1980 e 2010

Adaptado do IBGE, Disponível em: <http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_retracao_veg_nativa.pdf>. Acesso em 08 mai. 2016.

Percebendo a divisão dos estudantes, a professora de biologia explicou aos estudantes que

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