(Famerp 2017) Os europeus estavam convencidos de que a África seria um grande mercado para os produtos de sua indústria a partir do momento que se civilizasse, isto é, que adotasse as crenças, os valores e os modos de vida dominantes na Europa. Contavam para isso com a ação dos missionários cristãos e dos comerciantes europeus. Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos, 2008.
O texto expõe a combinação de estratégias e interesses europeus na colonização da África, a partir do final do século XVIII. Entre essas estratégias, é correto citar
o respeito às tradições locais e a assimilação de princípios éticos e morais dos nativos.
a negociação com os líderes locais e a defesa da democracia política.
a catequização e a difusão de discursos de supremacia racial e cultural.
a militarização dos conflitos e o emprego sistemático de armas de destruição em massa.
o endosso ao sincretismo religioso e o estabelecimento de laços diplomáticos.
Gabarito:
a catequização e a difusão de discursos de supremacia racial e cultural.
a) o respeito às tradições locais e a assimilação de princípios éticos e morais dos nativos.
Incorreta. A colonização da África a partir do final do século XVIII não respeitou às tradições locais, promoveu, como cita o texto, a ação dos missionários cristãos
b) a negociação com os líderes locais e a defesa da democracia política.
Incorreta. Não há a defesa da democracia política, tudo é imposto aos locais
c) a catequização e a difusão de discursos de supremacia racial e cultural.
Correta. O excerto aponta para algumas estratégias e interesses dos europeus sobre o continente africano. A África era concebida como um mercado consumidor promissor, para isso, era necessário realizar um processo de aculturação que poderia ser feito pelos missionários cristãos e comerciantes europeus.
d) a militarização dos conflitos e o emprego sistemático de armas de destruição em massa.
Incorreta. Ainda não há o emprego de armas de destruição em massa
e) o endosso ao sincretismo religioso e o estabelecimento de laços diplomáticos.
Incorreta. O sincretismo religioso não foi incentivado e não há o estabelecimento de laços diplomáticos respeitando a supremacia local.
(Famerp 2017) No estudo da dinâmica de populações é comum ser necessário determinar o número real λ na equação det(M - λI) = 0, em que M é uma matriz quadrada, I é a matriz identidade, da mesma ordem de M, e det representa o determinante da matriz (M - λI).
Se, em um desses estudos, tem-se M
o valor positivo de λ é igual a:
Ver questão
(Famerp 2017)
O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.
Considere a relação:
O valor desse quociente é, aproximadamente,
Ver questão
(FAMERP - 2017) Os rins podem excretar grande quantidade de urina diluída ou pequeno volume de urina concentrada sem grandes alterações nas excreções de solutos, como sódio e potássio. As ações do hormônio antidiurético (ADH) têm papel fundamental no controle do grau de diluição ou concentração da urina. A secreção de ADH pode ser aumentada ou diminuída por estímulos no sistema nervoso central, bem como por diversos fármacos e hormônios.
A liberação do ADH é estimulada pelo
(Famerp 2017) O elemento estrôncio ocorre na natureza como componente de dois minerais: a estroncianita, SrCO3 (massa molar 147,6 g/mol), e a celestita, SrSO4 (massa molar 183,6 g/mol). A partir desses minerais são obtidos os sais de estrôncio, utilizados na pirotecnia para conferir a cor vermelho-carmim intensa a fogos de artifício.
Considere a relação:
O valor desse quociente é, aproximadamente,
Ver questão