(Ufmg 2001) Um menino flutua em uma boia que está se movimentando, levada pela correnteza de um rio. Uma outra boia, que flutua no mesmo rio a uma certa distância do menino, também está descendo com a correnteza.
A posição das duas boias e o sentido da correnteza estão indicados nesta figura:
Considere que a velocidade da correnteza é a mesma em todos os pontos do rio.
Nesse caso, para alcançar a segunda boia, o menino deve nadar na direção indicada pela linha
Gabarito:
K.
Resolução:
O senso comum pode levar a gente a pensar que se o garoto for na direção M, irá compensar o deslocamento horizontal da boia.
Entretanto, esse pensamento está equivocado, pois o garoto também está sendo arrastado pela correnteza e, mesmo que ele andasse na direção M, continuaria na mesma distância da boia.
A solução é o garoto nadar para esquerda e, ao mesmo tempo, verticalmente para cima. Isso porque nadando para a esquerda ele compensaria a velocidade da correnteza e conseguiria se mover totalmente na vertical para pegar a boia.
Sabemos que a composição entre uma velocidade horizontal e uma vertical é uma diagonal. Isto posto, a direção K é a correta.
(UFMG) Em todas as frases, o termo grifado exemplifica corretamente o processo de formação de palavras indicado, exceto em:
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(UFMG)
A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:
“Minha bela Marília, tudo passa,
A sorte deste mundo é mal segura
Se vem depois dos males a ventura
Vem depois dos prazeres a desgraça”.
Tomás Antônio Gonzaga.
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(UFMG - 2010)
Um dos recursos utilizados pelo padre Antônio Vieira em seus sermões consiste na “agudeza” – maneira de conduzir o pensamento que aproxima objetos e/ou ideias distantes, diferentes, por meio de um discurso artificioso, que se costuma chamar de “discurso engenhoso”.
Assinale a alternativa em que, no trecho transcrito do Sermão da Sexagésima, o autor utiliza esse recurso.
(Ufmg 2003)
Com base na leitura de "Broquéis", de Cruz e Sousa, é INCORRETO afirmar que se trata de uma poesia
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