(UNIMONTES - 2013)
Deleuze e Guattari entendem a filosofia como possibilidade de instauração do caos. Nesse sentido, a filosofia é capaz de criticar a si mesma e também às outras formas de pensar e agir. Com relação à filosofia, podemos afirmar:
A filosofia não é um conhecimento absoluto e não permite uma atitude crítica sobre todos os saberes. A filosofia impõe verdades e não permite que se recriem os espaços de discussões.
A filosofia não é um conhecimento exato, uma atitude desprovida de crítica sobre todos os saberes. A filosofia não impõe verdades, mas cria e recria constantemente espaços de discussões.
A filosofia não é um conhecimento acabado, mas uma atitude crítica sobre todos os saberes. A filosofia não impõe verdades, mas cria e recria constantemente espaços de discussões.
A filosofia não é um conhecimento, mas uma atitude dogmática sobre todos os saberes. A filosofia impõe verdades e exclui as pessoas dos espaços de discussões.
Gabarito:
A filosofia não é um conhecimento acabado, mas uma atitude crítica sobre todos os saberes. A filosofia não impõe verdades, mas cria e recria constantemente espaços de discussões.
c) Correta. A Filosofia não é um conhecimento acabado, mas uma atitude crítica sobre todos os saberes. A Filosofia não impõe verdades, mas cria e recria constantemente espaços de discussões.
É uma questão ambígua, que gera confusão. Apesar de trazer uma ideia dos autores Deleuze e Guattari, a questão pode ser respondida a partir da análise das alternativas, que descrevem a filosofia enquanto um tipo de conhecimento. A filosofia não é um conhecimento acabado (propõe sempre novas discussões, uma vez que nenhuma resposta é absoluta e definitiva e sempre há mais perguntas a serem feitas), mas uma atitude crítica sobre todos os saberes; não impõe verdades, mas cria e recria constantemente espaços de discussões.
a) Incorreta. A Filosofia não é um conhecimento absoluto e não permite uma atitude crítica sobre todos os saberes. A Filosofia impõe verdades e não permite que se recriem os espaços de discussões.
A filosofia não é um conhecimento absoluto, mas permite uma atitude crítica sobre todos os saberes. A filosofia não impõe verdades e permite que se recriem os espaços de discussões.
b) Incorreta. A Filosofia não é um conhecimento exato, uma atitude desprovida de crítica sobre todos os saberes. A Filosofia não impõe verdades, mas cria e recria constantemente espaços de discussões.
Essa alternativa gera confusão, pois é ambígua e passível de várias interpretações. Entende-se que o conhecimento exato é uma atitude desprovida de crítica sobre os saberes, e que a filosofia não é nada disso. "A filosofia não é um conhecimento exato, nem uma atitude desprovida de crítica sobre todos os saberes."
No entanto, isso não é verdade. O erro da frase está no termo exato, que não é usado no sentido de ciência exata (mesmo porque a filosofia não é ciência), mas de exatidão na análise daquilo que se investiga. A filosofia não deixa de ser um conhecimento exato, pois é precisa, direcionada, fundamentada em processos de reflexão e argumentação.
d) Incorreta. A Filosofia não é um conhecimento, mas uma atitude dogmática sobre todos os saberes. A Filosofia impõe verdades e exclui as pessoas dos espaços de discussões.
A filosofia é um conhecimento e não uma atitude dogmática. A filosofia não impõe verdades e não exclui as pessoas dos espaços de discussões.
(Unimontes-MG–2009) Leia os fragmentos dos textos.
Texto I
“Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da Vereda-do-Frango-d’Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covão em trechos de matas, terra preta, pé de serra.
Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia saído dali, pela primeira vez: o Tio Terêz levou-o a cavalo, à frente da sela, para ser crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranças, embaraçadas em sua cabecinha.”
ROSA, 1984. p. 13.
Texto II
“Um dos sonhos da minha vida era ter em casa uma piscina. Tinha aprendido a nadar, já havia disputado mesmo uma competição na piscina do Minas Tênis Clube, categoria de petiz, pretendia me tornar campeão, nadando no mínimo tão bem como Tarzã.”
SABINO, 2008. p. 44.
Faça uma leitura comparativa dos fragmentos de textos retirados das narrativas “Campo geral”, de Guimarães Rosa, e O menino no espelho, de Fernando Sabino, e assinale a alternativa que está INCORRETA.
(Unimontes 2011) Durante um experimento, utilizou-se uma mistura gasosa com o propósito de simular a atmosfera de um planeta hipotético. Foram misturados, a 300 ºC, 0,320 g de metano, CH4, 0,175 g de argônio, Ar, e 0,225 g de nitrogênio, N2. Considerando que a pressão parcial do nitrogênio é igual a 0,15 atm, é INCORRETO afirmar que
Ver questão(Unimontes 2014) Os hidroclorofluorocarbonetos, HCFC, têm sido propostos e usados como substituintes dos CFC nas aplicações refrigerantes. As moléculas de HCFC geralmente se quebram antes de atingir a estratosfera e, consequentemente, trazem menos ameaças à camada de ozônio. Um exemplo de HCFC é o CHCℓ2F. Em relação à molécula de CHCℓ2F é CORRETO afirmar:
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(Unimontes 2011)
A figura abaixo apresenta uma série de desintegração nuclear para o Urânio-238 até a formação do núcleo estável de Chumbo-206.
Em relação aos processos de decaimento subsequentes do U-238 até a formação do Pb-206, o número de partículas alfas e betas perdidas corresponde, respectivamente, a
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