(UCS/2017)
O que define o homem e a sua natureza? Tal questionamento vem fomentando, ao longo da história humana, diversas reflexões e interpretações. O filósofo Jacques Derrida, em seu livro “O animal que logo sou”, expõe que o humano é uma identidade que subordina aquele que aos olhos dele se torna, de imediato, um animal. O autor dá a entender que a identidade do “humano” é o que o faz, em inúmeras situações, colocar-se como superior a outras formas de vida. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 16. (Parcial e adaptado.)
Assim como Derrida, outros filósofos contribuíram para a busca da compreensão da natureza humana. Logo, é correto afirmar que
Kant compreende que o ser humano define-se como um ser livre comandado pela imoralidade. A liberdade, na obra “Fundamentação da Metafísica dos Costumes”, constitui-se em uma série de ações praticadas de acordo com a autonomia da vontade imoral que consiste em escolher máximas da própria vontade.
Espinosa, filósofo grego e discípulo de Platão, utiliza a expressão zoon politikon (animal político) para descrever a natureza do homem – um animal racional que fala e pensa –, em sua interação necessária na polis.
Jean-Paul Sartre, escritor, filósofo e dramaturgo francês, maior expoente da filosofia existencialista, parte do princípio de que a essência precede a existência. Ou seja, o homem primeiro realiza suas potencialidades naturais e depois existe.
Sócrates defende que a essência do homem é a materialidade, o corpo, pois isso lhe possibilita reconhecer-se e tomar consciência da sua existência. O corpo seria então portador de uma personalidade intelectual e moral. O reconhecimento de sua capacidade é o que faz o homem buscar conhecimento.
Descartes divide o homem em dois – dualismo. Uma parte do homem é a mente, a substância que pensa (res cogitans); e a outra parte é o corpo, a matéria, a substância que pertence ao mundo físico (res extensa). Esse autor inaugura o paradigma da subjetividade.
Gabarito:
Descartes divide o homem em dois – dualismo. Uma parte do homem é a mente, a substância que pensa (res cogitans); e a outra parte é o corpo, a matéria, a substância que pertence ao mundo físico (res extensa). Esse autor inaugura o paradigma da subjetividade.
Correta: E
A: A liberdade, para Kant, constitui-se em uma série de ações praticadas de acordo com a autonomia da vontade moral, que consiste em agir segundo o imperativo categórico.
B: Espinosa não foi um filósofo grego, discípulo de Platão (mas foi muito inspirado por ele). O pensador que cunhou a expressão zoon politikon para descrever a natureza humana foi Aristóteles.
C: Sartre acreditava que a existência precede a essência, ou seja, o homem, primeiro, existe e, depois, realiza suas potencialidades.
D: Sócrates era um racionalista convicto. Não acreditava que a essência do homem é a materialidade, nem que o corpo detém uma personalidade intelectual e moral.
(UCS - 2012)
O Simbolismo foi um movimento literário de grande repercussão na produção dos escritores brasileiros. Nesse período, eles buscaram evocar e sugerir imagens, explorando as experiências sensoriais.
Leia o fragmento do poema Cárcere das Almas, de Cruz e Souza, um dos representantes do Simbolismo.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo Espaço da Pureza.
(TUFANO, Douglas. Estudos de literatura brasileira. 4 ed. rev. e ampl. São Paulo: Moderna, 1988. p. 173.)
Analise a veracidade (V) ou a falsidade (F) das proposições abaixo, sobre o fragmento do poema
( ) Nesse fragmento, é possível perceber o estado onírico, uma das características típicas do período literário em questão.
( ) O sujeito-lírico deseja a liberdade, buscando encontrá-la no mundo das aparências.
( ) Ao grafar as palavras Espaço e Pureza em maiúsculo, o poeta sugere uma personificação das ideias contidas nesses vocábulos.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses de cima para baixo
Ver questão
(Ucs 2014) Suponha que, em determinado lugar, a temperatura média diária T, em °C, possa ser expressa, em função do tempo t, em dias decorridos desde o início do ano, por
.
Segundo esse modelo matemático, a temperatura média máxima nesse lugar, ocorre, no mês de
(Ucs 2012) A embalagem de um minipanetone tem a forma de um tronco de pirâmide quadrangular regular (Veja a figura abaixo.). A aresta da base maior, a aresta da base menor e a aresta lateral, medidas externamente, têm, respectivamente, 10 cm, 8 cm e 10 cm. Desconsiderando dobras e sobreposições, foram necessários, aproximadamente, ________ cm2 de material para confeccionar a embalagem. E, considerando, para efeitos de cálculo, que o panetone tenha forma de cilindro, o raio máximo que a base desse panetone pode ter, sem levar em conta a espessura do material da embalagem, é de ________ cm.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas acima.
Ver questão
(Ucs 2014) O diagrama de fases da água, representado abaixo, permite avaliar o estado físico de uma amostra de água em função da pressão e da temperatura às quais está submetida.
Com base no diagrama de fases da água, considere as afirmativas abaixo.
I. A patinação no gelo ocorre, pois a pressão que a lamina dos patins exerce sobre o gelo provoca a fusão da água, permitindo o deslizamento.
II. A utilização da panela de pressão acelera o cozimento dos alimentos, pois possibilita o aumento da temperatura de ebulição da água.
III. A água apresenta menor temperatura de ebulição em Caxias do Sul - RS, comparada a uma cidade localizada no nível do mar, onde a pressão atmosférica é maior.
Das afirmativas acima, pode-se dizer que