Questão 41089

(UNB - 2009)

 Um texto que não caminha em uma única direção coincide na verdade com a natureza da própria investigação. Esta, com efeito, obriga-nos a explorar um vasto domínio do pensamento em todas as direções. As anotações filosóficas deste livro são, por assim dizer, uma porção de esboços de paisagens que nasceram nas minhas longas e confusas viagens.

L. Wittgenstein. Investigações filosóficas. Prefácio. São Paulo: Abril, 1978, p. 6.(com adaptações).

A partir de conhecimentos relativos à filosofia e do texto acima, assinale a opção correta.

A

Wittgenstein, em suas Investigações Filosóficas, elaborou uma nova imagem da linguagem, em continuidade à imagem agostiniana da mesma.

B

Contra a tentação da elaboração de uma nova teoria da linguagem, Wittgenstein opôs à teoria da linguagem agostiniana alguns esboços filosóficos sobre o tema.

C

A filosofia, como a pintura impressionista, limita-se a poucas anotações de viagem.

D

A filosofia da linguagem de Wittgenstein é ainda fortemente atrelada à filosofia da linguagem de matriz platônica.

E

Wittgenstein é o filósofo da linguagem menos preciso de toda a história da filosofia.

Gabarito:

Contra a tentação da elaboração de uma nova teoria da linguagem, Wittgenstein opôs à teoria da linguagem agostiniana alguns esboços filosóficos sobre o tema.



Resolução:

b) Correta. Contra a tentação da elaboração de uma nova teoria da linguagem, Wittgenstein opôs à teoria da linguagem agostiniana alguns esboços filosóficos sobre o tema.
Em Investigações filosóficas, na segunda fase do pensamento de Wittgenstein, ao contrário da primeira fase, na qual a linguagem é concebida como figuração dos fatos no mundo, o autor propõe um conceito de linguagem relacionado a cada contexto, não uma teoria própria da linguagem. Nesse sentido, ele traz a ideia de jogos de linguagem, que, ao romper com uma noção essencialista da linguagem, esta já não é mais concebida como representação do mundo, mas em referência a determinado contexto com suas características e regras específicas. Nesse sentido, a linguagem representam regras do jogo linguístico que está sendo jogado em determinado momento.
Nesse sentido, ele se opõe a Agostinho, que propõe uma análise da linguagem e do significado na obra De Magistro, de Santo Agostinh. O pensador inicia a obra se questionando sobre o que é ensinar e aprender, discutindo o papel da linguagem e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Os termos "ensinar" e "aprender" são centrais na obra, na qual se revela a íntima relação dessas palavras com a atividade do Mestre, identificado nessa obra como Cristo (o Mestre fala e o discípulo ouve; através do veículo da linguagem, a ciência passa de um ao outro).
A oposição que Wittgenstein faz a Agostinho é o sentido referencial da linguagem, isto é, conceber a linguagem como referência a objetos ou coisas na realidade. Agostinho concebia dessa maneira, de modo que a linguagem sempre se situa em referência a algo; Wittgenstein se opõe ao propor qua linguagem se situa em um contexto de regras específico e se determina a partir desse contexto, a forma como é usada.

 

a) Incorreta. Wittgenstein, em suas Investigações Filosóficas, elaborou uma nova imagem da linguagem, em continuidade à imagem agostiniana da mesma.
Wittgenstein, na segunda fase de seu pensamento, em suas Investigações Filosóficas, se opõe a teoria  agostiniana, e não elabora propriamente uma teoria da linguagem, mas apenas cita exemplos para demonstrar que a linguagem é concebida sempre num jogo de regras.

c) Incorreta. A filosofia, como a pintura impressionista, limita-se a poucas anotações de viagem.
Não há qualquer relação com a teoria de Wittgenstein; a filosofia não se limita a isso.

d) Incorreta. A filosofia da linguagem de Wittgenstein é ainda fortemente atrelada à filosofia da linguagem de matriz platônica.
A teoria agostiniana que é fortemente atrelada à filosofia da linguagem de matriz platônica.

e) Incorreta. Wittgenstein é o filósofo da linguagem menos preciso de toda a história da filosofia.
Wittgenstein, como um filósofo analítico, é um dos autores mais importantes da filosofia, e sua análise da linguagem é bastante profunda e importante para a área.



Questão 5139

(Unb 1998) Às 9 h 25 min de 2 de novembro de 1997, foi feito o lançamento do foguete brasileiro VLS-1 (veículo lançador de satélites). Devido a falha na ignição de um dos seus motores, 65 s após o lançamento, o VLS-1 teve de ser destruído, momento em que se encontrava à altura de 3.230 m do solo e desenvolvia uma velocidade de 720 km/h, com  inclinação de 25° em relação à horizontal. Até os 25 s de voo, o sistema de controle do foguete conseguiu compensar as 7 toneladas de combustível não-ejetadas que permaneciam intactas no motor inativo, desequilibrando o foguete. A compensação foi feita, movimentando-se as tubeiras - cones que ficam abaixo dos motores dirigindo suas descargas -, ou seja,  alterando-se a direção da força exercida pelos motores do foguete. Globo Ciência, fevereiro de 1998, p. 40-3 (com adaptação).

Em relação à situação descrita no texto e referindo-se à figura adiante, todas as afirmativas estão corretas, exceto:

Ver questão

Questão 6082

(UNB 2012) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

O circuito elétrico ilustrado acima permite modelar a descarga elétrica produzida por um peixe elétrico. Esse circuito é formado por uma fem ε, um capacitor de capacitância C e uma resistência interna r. A parte externa é representada pelo capacitor ligado a um resistor de resistência R, o qual representa um objeto que eventualmente sofre uma descarga do peixe elétrico. Quando a chave A é fechada, o capacitor carrega-se, se estiver descarregado. Nesse caso, a carga q armazenada no capacitor em função do tempo é dada por

O capacitor, quando está completamente carregado, com a chave A aberta e a chave B fechada, descarrega-se. Nesse caso, a carga q armazenada no capacitor, em função do tempo, é expressa por

Considere que a fem do circuito em questão seja dada pela função V = V(t) = α sen βt + γ, 0 ≤ t ≤ 8, cujo gráfico é ilustrado acima. Nesse caso, o valor de α × β × γ é igual a

Ver questão

Questão 8354

        Os anti-inflamatórios não esteroides (AINE) constituem um grupo de fármacos com capacidade de controlar a inflamação, promover analgesia e combater a hipertermia. Essa classe heterogênea de fármacos inclui, entre outros, o ácido acetilsalicílico (aspirina, ou AAS), antiinflamatório não esteroide mais antigo e mais utilizado na prática médica.

        Os efeitos do AAS e de outros AINE devem-se à sua ação inibidora da atividade da enzima ciclogenase, COX, bloqueando, assim, a conversão do ácido araquidônico em precursores de prostaglandinas, Pgs e tromboxano.

        A enzima ciclogenase apresenta duas isoformas, COX-1 e COX-2. A COX-1 é expressa continuamente na maioria dos tecidos normais, agindo como protetora da mucosa gastrintestinal. A COX-2 é expressa em níveis muito baixos ou em situações de lesão tecidual.

        Dois estudos mostraram que o uso regular do AAS resultou na redução de 40% dos cânceres de estômago em indivíduos infectados com a bactéria Helicobacter pylory no estômago; cânceres de estômago em indivíduos não infectados não foram reduzidos pelo uso do AAS. O consumo de AAS por longos períodos pode induzir, em alguns indivíduos, distúrbios gastrintestinais e complicações cardiovasculares fatais. 

 

(Unb 2012) Considerando o texto, as figuras e o esquema básico de inibição de prostaglandinas, julgue os itens a seguir e assinale as assertivas verdadeiras.

Ver questão

Questão 8825

(UnB-DF)

Na seqüência de reações:

Na2O + H2O → 2 NaOH

H3PO4 + 3 NaOH → Na3PO4 + 3 H2O

Se partirmos de 10 mols de Na2O, obteremos:

Ver questão