Questão 42022

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Leia o texto abaixo para responder à(s) questão(ões) a seguir.

(Upe-ssa 1 2017)  Acerca de algumas relações lógico-semânticas presentes no texto “Pedestre, a medida de todas as coisas”, analise as afirmações a seguir.

 

I. No trecho: “Disse que, embora graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, só fui entender o que considero vital na questão urbana atual depois que andei milhares de quilômetros no Recife.” (2º parágrafo), o segmento sublinhado deve ser interpretado como uma ressalva.

II. Com o trecho: “Depois, portanto, que, na prática, me ‘pós-graduei’ pelos pés.” (2º parágrafo), o autor apresenta a conclusão do que tinha dito, anteriormente, no texto.

III. Com o segmento destacado no trecho: “O essencial do que aprendi foi que se o pedestre se sente mal no solo é porque o urbanismo é ruim” (2º parágrafo), o autor faz uma afirmação categórica.

IV. O segmento destacado no trecho: “Depois de gastar muita sola de sapato por aí, defendo que haja uma inversão de sentido” (3º parágrafo) situa temporalmente o segmento final.

Estão CORRETAS:

A

I e III, apenas.   

B

I, II e IV, apenas.   

C

II e IV, apenas.   

D

III e IV, apenas.   

E

I, II, III e IV.   

Gabarito:

I, II e IV, apenas.   



Resolução:

[B]

Está incorreta a terceira afirmativa. Uma afirmação categórica é quando se utiliza linguagem absoluta, por exemplo, por meio de pronomes como: “tudo”, “todos(as)”, “nenhum”, ou seja, quando em hipótese alguma admite-se exclusões ou exceções. No caso, com o segmento destacado no trecho: “O essencial do que aprendi foi que se o pedestre se sente mal no solo é porque o urbanismo é ruim” (2º parágrafo), o autor faz uso de uma condição.



Questão 9373

(Upe-ssa 2017) O gráfico a seguir traz o perfil de uma curva de titulação da adição de ácido sobre determinada amostra.

O gráfico indica que o titulado é uma

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Questão 13580

(UPE SSA - 2016) Durante a Segunda Guerra Mundial, o estilo chamado ready-to-wear (pronto para usar), que é a forma de produzir roupas de qualidade em grande escala, realmente se desenvolveu. Por meio dos catálogos de venda por correspondência, com os últimos modelos, os pedidos podiam ser feitos de qualquer lugar e entregues em 24 horas pelos fabricantes.

CALADO, Selma Copiano. A moda na Segunda Guerra Mundial. Salvador: Unisal, p. 26. (Adaptado).

A principal causa socioeconômica para a proliferação desse estilo foi a

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Questão 15325

(UPE/SSA - 2016) Leia o texto a seguir:

Tendo em vista que um dos principais sujeitos da sociedade civil organizada são os movimentos sociais, é importante registrar que os movimentos pela educação têm caráter histórico, são processuais e ocorrem, portanto, dentro e fora de escolas e em outros espaços institucionais. As lutas pela educação envolvem a luta por direitos e são parte da construção da cidadania. Movimentos sociais pela educação abrangem questões tanto de conteúdo escolar quanto de gênero, etnia, nacionalidade, religiões, portadores de necessidades especiais, meio ambiente, qualidade de vida, paz, direitos humanos, direitos culturais etc. Esses movimentos são fontes e agências de produção de saberes.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362006000100003 Acesso em: junho 2015.

A Educação é considerada um aspecto integrador do indivíduo com o grupo social e funciona como um instrumento de transmissão do patrimônio cultural de uma sociedade. No texto, a forma de transmissão da educação é denominada de

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Questão 15687

 (Upe-ssa 2017) Suponha que, em uma prova olímpica de ciclismo BMX, presente nos Jogos Olímpicos desde a Olimpíada de Pequim 2008, um atleta percorre um trecho de pista de corrida cujo corte lateral é mostrado na figura a seguir.

 

A partir desse corte, percebe-se que o atleta viaja por segmentos de pista retos e por semicírculos onde RD < RB < RE. Se o atleta pedala e utiliza os freios de forma a ter velocidade constante no trecho mostrado, o ponto de maior intensidade da reação normal da pista sobre a bicicleta é 

Dados:

Considere o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2  e a constante da gravitação universal como G = 6,7 × 10–11 m3 kg–1 s–2 e utilize π = 3.

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