(Unicentro 2016) As análises sociológicas de Émile Durkheim, ao mesmo tempo que demonstram a intenção em emancipar a sociologia das outras ciências, indicam a preocupação com as crises e problemas de sua época, ou o que esse autor denominou de estado de anomia da sociedade industrial. Em sua obra As Regras do Método Sociológico, Durkheim estabelece o método e o objeto de estudo da Sociologia. O domínio de toda a ciência deve corresponder ao universo empírico e se preocupar apenas com essa realidade, ou seja, o estudo metódico que conduz ao estabelecimento de leis explicativas dos fenômenos. A Sociologia seria uma ciência no meio de outras ciências positivas.
(Adaptado de: RODRIGUES, J. A. (Org.). Émile Durkheim: sociologia. São Paulo: Ática, 1978. p.19-21; MARTINS, C. B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.50-51.)
Com base no texto e nos conhecimentos sociológicos de Durkheim sobre o estado de anomia da sociedade industrial, assinale a alternativa correta.
Para Durkheim, a situação de anomia das sociedades industriais tem como explicação os programas de mudança na distribuição de riquezas esboçados pelos socialistas.
Segundo Durkheim, o estado de anomia da sociedade industrial moderna tem como origem a reprodução das crises do estágio anterior de desenvolvimento da sociedade.
As análises de Durkheim demonstram que os antagonismos entre as classes são os fatores determinantes da anomia, dos problemas e das crises da moderna sociedade industrial.
Durkheim demonstra que a raiz da anomia, dos problemas e das crises da sociedade industrial é a fragilidade dos valores morais e o relaxamento dos laços sociais.
Durkheim define que o aumento da produtividade é o aspecto determinante para explicar a anomia em que a sociedade industrial de sua época se encontrava.
Gabarito:
Durkheim demonstra que a raiz da anomia, dos problemas e das crises da sociedade industrial é a fragilidade dos valores morais e o relaxamento dos laços sociais.
Para solucionar esta questão é necessário ter em mente a definição do que seria o estado de anomia para Durkheim: um estado em que as normas sociais já não mais se aplicam, não há mais uma coesão entre os membros da sociedade. Desintegração, ausência das normas sociais.
a) Para Durkheim, a situação de anomia das sociedades industriais tem como explicação os programas de mudança na distribuição de riquezas esboçados pelos socialistas.
Incorreta. A anomia é uma consequência da sociedade industrial, do capitalismo.
b) Segundo Durkheim, o estado de anomia da sociedade industrial moderna tem como origem a reprodução das crises do estágio anterior de desenvolvimento da sociedade.
Incorreta. O estado de anomia é um dos problemas que Durkheim encontra na sociedade de sua época, é uma consequência da crise da sociedade industrial
c) As análises de Durkheim demonstram que os antagonismos entre as classes são os fatores determinantes da anomia, dos problemas e das crises da moderna sociedade industrial.
Incorreta. Os fatores determinantes da anomia são o enfraquecimento da moral e dos laços sociais
d) Durkheim demonstra que a raiz da anomia, dos problemas e das crises da sociedade industrial é a fragilidade dos valores morais e o relaxamento dos laços sociais.
Correta.
e) Durkheim define que o aumento da produtividade é o aspecto determinante para explicar a anomia em que a sociedade industrial de sua época se encontrava.
Incorreta. O aspecto determinante da anomia é o enfraquecimento da moral e dos laços sociais que garantem a coesão
(Unicentro 2012) A passagem do Mito ao Logos na Grécia antiga foi fruto de um amadurecimento lento e processual. Por muito tempo, essas duas maneiras de explicação do real conviveram sem que se traçasse um corte temporal mais preciso. Com base nessa afirmativa, é correto afirmar:
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(Unicentro 2010)
“Os poemas homéricos têm por fundamento uma visão de mundo clara e coerente. Manifestam-na quase a cada verso, pois colocam em relação com ela tudo quanto cantam de importante – é, antes de mais nada, a partir dessa relação que se define seu caráter particular. Nós chamamos de religiosa essa cosmovisão, embora ela se distancie muito da religião de outros povos e tempos. Essa cosmovisão da poesia homérica é clara e coerente. Em parte alguma ela enuncia fórmulas conceituais à maneira de um dogma; antes se exprime vivamente em tudo que sucede, em tudo que é dito e pensado. E embora no pormenor muitas coisas resultem ambíguas, em termos amplos e no essencial, os testemunhos não se contradizem. É possível, com rigoroso método, reuni-los, ordená-los, fazer lhes o cômputo, e assim eles nos dão respostas explícitas às questões sobre a vida e a morte, o homem e Deus, a liberdade e o destino (...).”
OTTO. Os deuses da Grécia: a imagem do divino na visão do espírito grego. 1ª Ed., trad. [e prefácio] de Ordep Serra. – São Paulo: Odysseus Editora, 2005 - p. 11.
Com base no texto, e em seus conhecimentos sobre a função dos mitos na Grécia arcaica, assinale a alternativa correta.
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(Unicentro 2010) Leia o fragmento de um texto pré-socrático:
“Ainda outra coisa te direi. Não há nascimento para nenhuma das coisas mortais, como não há fim na morte funesta, mas somente composição e dissociação dos elementos compostos: nascimento não é mais do que um nome usado pelos homens”.
(EMPÉDOCLES. Apud ARANHA/ MARTINS. Filosofando: Introdução à Filosofia. 3ª Ed., São Paulo: Moderna, 2006 - p. 86.)
A respeito da relação entre mythos e logos (razão) no início da filosofia grega, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O fragmento acima denota a “luta de forças” opostas na massa dos membros humanos, que ora unem-se pelo amor – no início todos os membros que atingiram a corporeidade da vida florescente –, ora divididos pela força da discórdia, erram separados nas linhas da vida. Assim ocorre também com todos os outros seres na natureza.
II. A verdade filosófica apresenta-se no pensamento de Empédocles através de uma estrutura lógica muito distante da “verdade” expressa nos relatos míticos dos gregos arcaicos.
III. Nascimento e morte, no texto de Empédocles, são apresentados por meio de representações míticas que o filósofo retira de uma tradição religiosa presente ainda em seu tempo. Essas imagens, consequentemente, se transpõem, sem deixarem de ser místicas, em uma filosofia que quer captar a verdadeira essência da realidade física.
IV. O fragmento denota continuidade do pensamento mítico no início da filosofia, pois estão presentes ainda o uso de certas estruturas comuns de explicação.
(UNICENTRO - 2012)
Sobre o pensamento socrático, analise as afirmativas e marque com V, as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Sócrates é autor da obra Ética a Nicômaco.
( ) O pensamento socrático está escrito em hebraico.
( ) A ironia e a maiêutica são as bases de sua filosofia.
( ) Sócrates não criticou o saber dogmático, sendo, por isso, conselheiro dos governantes de Atenas.
( ) Os diálogos platônicos são importantes textos filosóficos que relatam, na maioria, o pensamento de Sócrates.
A partir da análise dessas afirmativas, a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
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