Questão 42785

(ENEM LIBRAS - 2017)  Galileu, que detinha uma verdade científica importante, abjurou-a com a maior facilidade, quando ela lhe pôs a vida em perigo. Em um certo sentido, ele fez bem. Essa verdade valia-lhe a fogueira. Se for a Terra ou o Sol que gira em torno um do outro é algo profundamente irrelevante. Resumindo as coisas, é um problema fútil. Em compensação, vejo que muitas pessoas morrem por achar que a vida não vale a pena ser vivida. Vejo outras que se fazem matar pelas ideias ou ilusões que lhes proporcionam uma razão de viver (o que se chama de razão de viver é, ao mesmo tempo, uma excelente razão de morrer). Julgo, portanto, que o sentido da vida é a questão mais decisiva de todas. E como responder a isso?

CAMUS, A. O mito de Sísifo: ensaio sobre o absurdo. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado).

O texto apresenta uma questão fundamental, na perspectiva da filosofia contemporânea, que consiste na reflexão sobre os vínculos entre a realidade concreta e a

A

condição da existência no mundo.    

B

abrangência dos valores religiosos.   

C

percepção da experiência no tempo.   

D

transitoriedade das paixões humanas.    

E

insuficiência do conhecimento empírico.   

Gabarito:

condição da existência no mundo.    



Resolução:

a) Correta. condição da existência no mundo.
A condição da existência no mundo envolve questões sobre o sentido da vida humana, sobre o porquê dos fatos experenciados, indagações sobre a morte, o existir, que envolvem o ser humano em seu sentido existencial. São perguntas feitas pelo existencialismo, escola a qual faz parte Camus.

 

b) Incorreta. abrangência dos valores religiosos.
A religião pode envolver essas questões sobre a existência humana, como alguns autores já o fizeram, mas não é tratado no texto de apoio, tampouco envolvido pelas noções de Camus.

c) Incorreta. percepção da experiência no tempo.
A experiência da temporalidade não é envolvida no trecho em questão, embora seja um tópico tratado tanto por filósofos existencialistas, quanto por outras filosofias da existência: a temporalidade da vida humana. A questão aqui envolvida é a condição finita do homem, mas não é a experiência englobada pelo autor no texto.

d) Incorreta. transitoriedade das paixões humanas.
A transitoriedade das paixões humanas não é englobada pelo Camus no texto, embora alguns filósofos que envolveram a existência em suas reflexões tenham-na refletido, como autores antigos.

e) Incorreta. insuficiência do conhecimento empírico.
Essa não é uma questão relacionada ao problema da existência humana, mas de caráter epistemológico.



Questão 23157

(ENEM LIBRAS - 2017) Os guaranis encontram-se hoje distribuídos pela Bolívia, Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina. A condição de guarani remete diretamente para a ideia de pertencimento e para as relações de parentesco. Daí a importância da concepção de território como espaço de comunicação. Eles têm parentes nos diversos países e seguem se visitando regularmente. Os guaranis seguem com noções e conceitos próprios de fronteira, uma ideia mais sociológica e ideológica, que inclui, exclui e define quem pertence e quem não pertence a determinado grupo social.

 

O dilema das fronteiras na trajetória guarani. Entrevista especial com Antônio Brand. Disponível em: www.ihuonline.unisinos.br. Acesso em: 15 ago. 2013 (adaptado).


 

De acordo com o texto, o processo de demarcação das terras reivindicadas por esse povo enfrenta como dificuldade o(a)

Ver questão

Questão 24120

(ENEM LIBRAS- 2017)

Um modelo de automóvel tem seu valor depreciado em função do tempo de uso segundo a função f(t);=;b;cdot;a^tcom t em ano. Essa função está representada no gráfico.

Qual será o valor desse automóvel, em real, ao completar dois anos de uso?

Ver questão

Questão 24785

(ENEM LIBRAS - 2017)

Desde a década de 1960, os registros realizados pelo laboratório de Mauna Loa, no Havaí, no topo do vulcão do mesmo nome, revelavam impressionantes resultados: as concentrações de dióxido de carbono aumentavam a cada ano, intensificando o efeito estufa. Os cientistas passaram a acompanhar anualmente os relatórios de Mauna Loa e, de fato, o padrão não mudou, mas o aumento foi cada vez mais rápido: de 315 partes por milhão em 1958, para 370 em 2002.

VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (Org.). Reflexões sobre a geografia física do Brasil.

Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

Os resultados da pesquisa apresentada demonstram a contribuição da tecnologia para

Ver questão

Questão 25174

(ENEM LIBRAS - 2017)

Grandes quantidades de enxofre são lançadas na atmosfera diariamente, na forma de dióxido de enxofre (SO2), como decorrência de atividades industriais e de queima de combustíveis fósseis.

Em razão da alta concentração desses compostos na atmosfera, regiões com conglomerados urbanos e polos industriais apresentam ocorrência sazonal de

Ver questão