(UFMA 2019)
Observe os enunciados abaixo e, em seguida, marque a opção que traz as funções sintáticas dos termos destacados:
I. O homem nervoso entrou no banco.
II. O homem, nervoso, entrou no banco.
complemento nominal, aposto
complemento nominal e predicativo do objeto
adjunto adnominal, aposto
adjunto adnominal, adjunto adnominal
adjunto adnominal, predicativo do sujeito
Gabarito:
adjunto adnominal, predicativo do sujeito
[E]
Em (I) "O homem nervoso entrou..." , a palavra "nervoso" é uma característica "permanente", que especifica e qualifica o substantivo "homem", atuando como adjunto adnominal.
Em (II) "O homem, nervoso, entrou...", o fato do adjetivo "nervoso" estar deslocado por vírgulas revela que ele foi deslocado do predicado. Logo, a frase expressa que "o homem entrou nervoso no banco". "Nervoso", nesse sentido, é uma característica transitória atribuída ao sujeito "o homem" através do verbo "entrou" - que atua simultaneamente como verbo acional e copulativo. Por isso, temos a expressão destacada como um predicativo do sujeito.
(UFMA)
The interrogative form of the sentence “The French captain learned the language of the indians” is:
Ver questão
(UFMA - 2009)
O homem sempre buscou explicações sobre os aspectos essenciais da realidade que o cerca e sobre sua própria existência. Na Grécia antiga, antes da filosofia surgir, essas explicações eram dadas pela mitologia e tinham, portanto, um forte caráter religioso. Historicamente, considera-se que a filosofia tem início com Tales de Mileto, em razão de ele ter afirmado que “a água é a origem e a matriz de todas as coisas”. Nesse sentido, pode-se dizer que a frase de Tales tem caráter filosófico pelas seguintes razões:
Ver questão
(Ufma 2006) No capítulo X do livro VIII da Ética a Nicômaco, Aristóteles discursa sobre as constituições existentes, bem como sobre suas características. Tomando por base suas observações, é correto afirmar:
Ver questão
(Ufma 2009) A narrativa de Thomas More descreve uma ilha imaginária onde vive um povo com costumes bem diferentes do existente na Europa e, em especial, na Inglaterra do sec. XVI.
Dentre os vários contrastes entre a ilha de Utopus e a Sociedade Real da época, está a maneira singular dos utopianos em exercerem o poder do Estado. Qual o mecanismo de legitimação do Estado que Thomas More considera mais adequado?
Ver questão