(ENEM PPL - 2019)
TEXTO I
Eu queria movimento e não um curso calmo da existência. Queria excitação e perigo e a oportunidade de sacrificar-me por meu amor. Sentia em mim uma superabundância de energia que não encontrava escoadouro em nossa vida.
TOLSTÓI, L. Felicidade familiar. Apud KRAKAUER, J. Na natureza selvagem. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
TEXTO II
Meu lema me obrigava, mais que a qualquer outro homem, a um enunciado mais exato da verdade; não sendo suficiente que eu lhe sacrificasse em tudo o meu interesse e as minhas simpatias, era preciso sacrificar-lhe também minha fraqueza e minha natureza tímida. Era preciso ter a coragem e a força de ser sempre verdadeiro em todas as ocasiões.
ROUSSEAU, J.-J. Os devaneios do caminhante solitário. Porto Alegre: L&PM, 2009.
Os textos de Tolstói e Rousseau retratam ideais da existência humana e defendem uma experiência
lógico-racional, focada na objetividade, clareza e imparcialidade.
místico-religiosa, ligada à sacralidade, elevação e espiritualidade.
sociopolítica, constituída por integração, solidariedade e organização.
naturalista-científica, marcada pela experimentação, análise e explicação.
estético-romântica, caracterizada por sinceridade, vitalidade e impulsividade.
Gabarito:
estético-romântica, caracterizada por sinceridade, vitalidade e impulsividade.
e) Correta. estético-romântica, caracterizada por sinceridade, vitalidade e impulsividade.
O romantismo foi um movimento filosófico, literário e artístico no século XIX caracterizado por tais perspectivas.
a) Incorreta. lógico-racional, focada na objetividade, clareza e imparcialidade.
O movimento romântico, identificado nos excertos acima, buscava um tipo de prática filosófica, inclusive, contra os grandes sistemas filosóficos e a racionalização excessiva da existência humana. Pode-se observar que a experiência de vida defendida se desenvolvia sob as paixões e os sentidos.
b) Incorreta. místico-religiosa, ligada à sacralidade, elevação e espiritualidade.
Tal aspecto não se faz presente no trecho em questão, embora Tostói esteja ligado a um típico de mística que se fará presente posteriormente em sua vida.
c) Incorreta. sociopolítica, constituída por integração, solidariedade e organização.
Os autores em questão pairavam sob moldes subjetivos e perspectivas individuais acerca da disposição sobre a existência.
d) Incorreta. naturalista-científica, marcada pela experimentação, análise e explicação.
O movimento romântico, identificado nos excertos acima, não prezava pelo naturalismo científico, antes, um movimento em direção à liberdade humana, contra a racionalização excessiva da existência humana.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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