(ENEM PPL - 2019)
A estética relativamente estável do modernismo fordista cedeu lugar a todo o fermento, instabilidade e qualidades fugidias de uma estética pós-moderna que celebra a diferença, a efemeridade, o espetáculo, a moda e a mercadificação de formas culturais.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2009.
No contexto descrito, as transformações estéticas impactam a produção de bens por meio da
promoção de empregos fabris, integrada às linhas de montagem.
ampliação dos custos de fabricação, impulsionada pelo consumo.
redução do tempo de vida dos produtos, acompanhada da crescente inovação.
diminuição da importância da organização logística, utilizada pelos fornecedores.
expansão de mercadorias estocadas, aliada a maiores custos de armazenamento.
Gabarito:
redução do tempo de vida dos produtos, acompanhada da crescente inovação.
a) promoção de empregos fabris, integrada às linhas de montagem.
Incorreta. Tal aspecto pode ser observado, gradualmente, desde a primeira etapa da Revolução Industrial, não sendo um aspecto determinante diretamente nas expressões culturais manifestadas nesse contexto.
b) ampliação dos custos de fabricação, impulsionada pelo consumo.
Incorreta. Não há relação direta entre o aumento nos custos produtivos e os citados moldes culturais em questão.
c) redução do tempo de vida dos produtos, acompanhada da crescente inovação.
Correta. O consumo é a principal ferramenta utilizada pela indústria cultural para coagir o indivíduo através dos veículos de publicidade e marketing.
d) diminuição da importância da organização logística, utilizada pelos fornecedores.
Incorreta. A organização logística não perde importância.
e) expansão de mercadorias estocadas, aliada a maiores custos de armazenamento.
Incorreta. Tal fator não é observado como uma força motriz das mudanças citadas.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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