(ENEM PPL - 2019)
A ação de uma nova droga antitumoral sobre o citoesqueleto foi investigada. O pesquisador comparou o efeito da droga na velocidade de deslocamento celular e na integridade de filamentos do córtex celular e de flagelos, conforme apresentado na figura.
O pesquisador concluiu que a droga age sobre os
microtúbulos apenas.
filamentos de actina apenas.
filamentos intermediários apenas.
filamentos de actina e microtúbulos.
filamentos de actina e filamentos intermediários.
Gabarito:
filamentos de actina apenas.
As células que se locomovem ativamente realizam esse deslocamento principalmente por meio dos pseudópodes e por meio da movimentação de flagelos e cílios. Os pseudópodes são formados por expansões citoplasmáticas sustentadas pela formação de citoesqueleto, no caso, de filamentos de actina, que são formadas por duas fitas em paralelo de polímeros de actina. Os flagelos e cílios são formados por microtúbulos do citoesqueleto celular. Os microtúbulos são polímeros tubulares formados por ligações de dímeros de tubulina.
a) Incorreta. A droga não age contra os microtúbulos, já que não apresenta efeito sobre os flagelos e a locomoção das células flageladas.
b) Correta. A droga apresenta ação contra os filamentos de actina, e isso se torna evidenciado pela agravação do movimento celular apenas nas células que se movimento por meio de pseudópodes.
c) Incorreta. Não pode ser evidenciado uma ação da droga sobre os filamentos intermediários, pois estes não participam da locomoção celular.
d) Incorreta. A droga não age contra os microtúbulos, já que não apresenta efeito sobre os flagelos e a locomoção das células flageladas.
e) Incorreta. Não pode ser evidenciado uma ação da droga sobre os filamentos intermediários, pois estes não participam da locomoção celular.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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