(ENEM PPL - 2018)
O Ultimate Frisbee é um jogo competitivo praticado com um disco. Essa modalidade esportiva tem como característica mais interessante o fato de não contar com um árbitro. Apesar de ter regras preestabelecidas, estas são aplicadas conforme o consenso entre os praticantes.
GUTIERREZ, G. L. et. al. A construção de consensos numa prática esportiva competitiva: uma análise habermasiana do Ultimate Frisbee. Disponível em: www.efdeportes.com. Acesso em: 19 jun. 2012 (adaptado).
Em relação à aplicação das regras, o Ultimate Frisbee prevê
contestação externa das posições assumidas no jogo.
regras aplicadas com base em posições individualistas.
entendimento mútuo na solução de lances controversos.
dúvidas solucionadas pela opinião dos mais experientes.
definição das regras por meio de acordo entre os jogadores.
Gabarito:
entendimento mútuo na solução de lances controversos.
A) INCORRETA: pois o texto deixa claro que os participantes entraram em consenso em relação às regras. Logo, acredtia-se que não há possibilidade de contestação.
B) INCORRETA: uma vez que as regras são aplicadas de acordo com o que for concordado em consenso, isto é, com todos os envolvidos.
C) CORRETA: em uma situação hipotética que ocorreu um lance controverso, acredita-se que esse lance será resolvido tendo em vista o que foi discutido anteriormente pelos participantes, o que gerará entendimento mútuo. Ou seja, não haverá espaço para discordância durante o jogo.
D) INCORRETA: não se acredita que haverá dúvidas na brincadeira, pois como é um jogo que prevê que todos estejam de acordo com as regras, todas as dúvidas já terão sido sanadas antes do início.
E) INCORRETA: a alternativa está correta de acordo com o conteúdo do texto, porém não dialoga com o comando da questão. Uma vez que no enunciado está sendo dito "Em relação à aplicação das regras", a resposta correta só é aquela que diz respeito à aplicação das regras, e não a que diz respeito à definição delas.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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