(ENEM/PPL - 2018)
A manutenção da produtividade de grãos por hectare tem sido obtida, entre outros, graças ao aumento do uso de fertilizantes. Contudo, a incapacidade de regeneração do solo no longo prazo mostra que, mesmo aumentando o uso de fertilizantes, não é possível alcançar a mesma produtividade por hectare.
PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
No contexto descrito, uma estratégia que tem sido utilizada para a manutenção dos níveis de produtividade é o(a)
elevação do valor final do produto.
adoção de políticas de subvenção.
ampliação do modelo monocultor.
investimento no uso da biotecnologia.
crescimento da mão de obra empregada.
Gabarito:
investimento no uso da biotecnologia.
a) Incorreta, pois, esse aumento de preço garante o lucro e não a produtividade como pede o enunciado.
b) Incorreta, pois, a subversão, ou auxilio monetário, não resolve o problema em questão, já que o aumento no uso de fertilizantes, aonde iriam parar esses auxílios, não conseguem solucionar tal problema exposto.
c) Incorreta, pois, o modelo monocultor esgota mais o solo em uma gama de nutrientes, que são os nutrientes utilizados por essa monocultura, assim, intensifica o problema em questão.
d) Correta, pois, a biotecnologia busca por meios naturais adequar os solos e plantas para o cultivo, nesse contexto, por isso, sua utilização e desenvolvimento são o melhor caminho para resolvermos o problema citado na questão.
e) Incorreta, pois, a mão de obra não possui relação direta com os nutrientes do solo, já que o que essa mão de obra irá efetuar, como plantar, colher, irrigar e adubar, será decido pelo patrão e quais métodos ele usará, podendo esses métodos serem sustentáveis ou não.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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