(ENEM/PPL - 2018)
Queremos saber o que vão fazer
Com as novas invenções
Queremos notícia mais séria
Sobre a descoberta da antimatéria
E suas implicações
Na emancipação do homem
Das grandes populações
Homens pobres das cidades
Das estepes, dos sertões
GILBERTO GIL. Queremos saber. O viramundo. São Paulo: Universal Music, 1976 (fragmento).
A letra da canção relaciona dois aspectos da contemporaneidade com reflexos na sociedade brasileira:
A elevação da escolaridade e o aumento do desemprego.
O investimento em pesquisa e a ascensão do autoritarismo.
O crescimento demográfico e a redução da produção de alimentos.
O avanço da tecnologia e a permanência das desigualdades sociais.
A acumulação de conhecimento e o isolamento das comunidades tradicionais.
Gabarito:
O avanço da tecnologia e a permanência das desigualdades sociais.
a) Incorreta, pois, o texto fala sobre as novas tecnologias e como elas devem impactar a sociedade, logo, não possui relação com a elevação da escolaridade, já que falta essa informação e essas tecnologias para o uso da população. Além disso, a letra não fala de emprego, mas, das diferentes realidades de nosso país.
b) Incorreta, pois, o investimento em pesquisa não é uma realidade do Brasil, como foi contextualizado na questão, e, além disso, o autoritarismo não possui relação com o texto.
c) Incorreta, pois, o crescimento da população e a redução da produção de alimentos(que não ocorreu) não possuem relação com o desenvolvimento da tecnologia e as mazelas das diversas regiões do Brasil.
d) Correta, pois, a primeira parcela do texto fala sobre os avanços tecnológicos e a segunda parte fala sobre a permanência da desigualdade social, mesmo com essas extravagantes tecnologias.
e) Incorreta, pois, não há citação sobre isolamento das comunidades tradicionais, mas, apenas das mazelas sofridas por essas e outras comunidades nos diversos contextos de nosso país.
(Enem PPL 2014) Contam, numa anedota, que certo dia Rui Barbosa saiu às ruas da cidade e se assustou com a quantidade de erros existentes nas placas das casas comerciais e que, diante disso, resolveu instituir um prêmio em dinheiro para o comerciante que tivesse o nome de seu estabelecimento grafado corretamente. Dias depois, Rui Barbosa saiu à procura do vencedor. Satisfeito, encontrou a placa vencedora: “Alfaiataria Águia de Ouro”. No momento da entrega do prêmio, ao dizer o nome da alfaiataria, Rui Barbosa foi interrompido pelo alfaiate premiado, que disse: – Sr. Rui, não é “águia de ouro”; é “aguia de ouro”!
O caráter político do ensino de língua portuguesa no Brasil. Disponível em: http://rosabe.sites.uol.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
A variação linguística afeta o processo de produção dos sentidos no texto. No relato envolvendo Rui Barbosa, o emprego das marcas de variação objetiva
(ENEM PPL - 2010)
Quando vou a São Paulo, ando na rua ou vou ao mercado, apuro o ouvido; não espero só o sotaque geral dos nordestinos, onipresentes, mas para conferir a pronúncia de cada um; os paulistas pensam que todo nordestino fala igual; contudo as variações são mais numerosas que as notas de uma escala musical. Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí têm no falar de seus nativos muito mais variantes do que se imagina. E a gente se goza uns dos outros, imita o vizinho, e todo mundo ri, porque parece impossível que um praiano de beira-mar não chegue sequer perto de um sertanejo de Quixeramobim. O pessoal do Cariri, então, até se orgulha do falar deles. Têm uns tês doces, quase um the; já nós, ásperos sertanejos, fazemos um duro au ou eu de todos os terminais em al ou el – carnavau, Raqueu... Já os paraibanos trocam o l pelo r. José Américo só me chamava, afetuosamente, de Raquer.
Queiroz, R. O Estado de São Paulo. 09 maio 1998 (fragmento adaptado).
Raquel de Queiroz comenta, em seu texto, um tipo de variação linguística que se percebe no falar de pessoas de diferentes regiões. As características regionais exploradas no texto manifestam-se
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(ENEM PPL - 2010)
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65x70, IEB/USP.
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que nas artes plásticas, a
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